Programa social proporciona que filhos e detentos passem Dia dos Pais juntos

Estudo aponta que convívio familiar é fundamental para recuperação social de detento

Imagem de capa - Programa social proporciona que filhos e detentos passem Dia dos Pais juntos

Em comemoração à semana que antecede ao Dia dos Pais, o programa social Universal nos Presídios realizará um café da manhã em 7 unidades prisionais da Zona Sul de São Paulo, entre eles o CDP Pinheiros. Com a ação, serão beneficiados mais de 4.500 famílias e 900 funcionários.
Uma das maiores dificuldades para a reinserção social de um presidiário é o eventual abandono pela família. E nem sempre o distanciamento é voluntário. O difícil acesso para visitas, realidade em presídios de todo Brasil, obriga familiares de baixa renda a saírem de casa apenas com o dinheiro para o transporte público, sem meios para arcar com a despesa com a alimentação.
Estudo divulgado pela Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado do Pará (Susipe), aponta que a convivência entre o preso e a família é fundamental para o processo de reinserção social. As visitas, no processo de reintegração, são muito importantes, não só para o preso, mas também para a família, porque é no momento da visita que os vínculos familiares são fortalecidos.
População Prisional 
Em junho de 2016, de acordo com o Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias (Infopen), havia 726 mil presos no Brasil, número que representa um crescimento de 19,5% em relação a junho de 2014. O estado de São Paulo concentra 33,1% de toda a população prisional do País, com 240 mil presos.
Saiba mais sobre a Universal nos Presídios
O programa social existe há mais de 30 anos e desenvolve trabalhos em 1.299 unidades prisionais em todo o Brasil. Mais de 500 mil detentos e os familiares deles, agentes penitenciários e demais funcionários recebem amparo do grupo.
São oferecidos cursos profissionalizantes, atendimento médico, odontológico e jurídico, café da manhã na porta das unidades para os familiares que visitam os presos, cestas básicas, livros e informativos. O objetivo é ressocializar os detentos. Com o conhecimento adquirido nos cursos, palestras e reuniões, quando livres, podem se reintegrar à família e à sociedade, diminuindo, assim, o índice de criminalidade.
No ano passado, mais de 6 mil egressos do sistema prisional foram ressocializados pela Universal nos Presídios.

imagem do author
Colaborador

Unicom / Fotos: Cedidas e iStock