Programa social proporciona que filhos e detentos passem Dia dos Pais juntos

Estudo aponta que convívio familiar é fundamental para recuperação social de detento


Por Unicom / Fotos: Cedidas e iStock

Em comemoração à semana que antecede ao Dia dos Pais, o programa social Universal nos Presídios realizará um café da manhã em 7 unidades prisionais da Zona Sul de São Paulo, entre eles o CDP Pinheiros. Com a ação, serão beneficiados mais de 4.500 famílias e 900 funcionários.

Uma das maiores dificuldades para a reinserção social de um presidiário é o eventual abandono pela família. E nem sempre o distanciamento é voluntário. O difícil acesso para visitas, realidade em presídios de todo Brasil, obriga familiares de baixa renda a saírem de casa apenas com o dinheiro para o transporte público, sem meios para arcar com a despesa com a alimentação.

Estudo divulgado pela Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado do Pará (Susipe), aponta que a convivência entre o preso e a família é fundamental para o processo de reinserção social. As visitas, no processo de reintegração, são muito importantes, não só para o preso, mas também para a família, porque é no momento da visita que os vínculos familiares são fortalecidos.

População Prisional 

Em junho de 2016, de acordo com o Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias (Infopen), havia 726 mil presos no Brasil, número que representa um crescimento de 19,5% em relação a junho de 2014. O estado de São Paulo concentra 33,1% de toda a população prisional do País, com 240 mil presos.

Saiba mais sobre a Universal nos Presídios

O programa social existe há mais de 30 anos e desenvolve trabalhos em 1.299 unidades prisionais em todo o Brasil. Mais de 500 mil detentos e os familiares deles, agentes penitenciários e demais funcionários recebem amparo do grupo.

São oferecidos cursos profissionalizantes, atendimento médico, odontológico e jurídico, café da manhã na porta das unidades para os familiares que visitam os presos, cestas básicas, livros e informativos. O objetivo é ressocializar os detentos. Com o conhecimento adquirido nos cursos, palestras e reuniões, quando livres, podem se reintegrar à família e à sociedade, diminuindo, assim, o índice de criminalidade.

No ano passado, mais de 6 mil egressos do sistema prisional foram ressocializados pela Universal nos Presídios.

ler mais
Notícias relacionadas
Reportar erro

comentários

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Programa social proporciona que filhos e detentos passem Dia dos Pais juntos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente


Fake news

Você sabe de alguma notícia falsa que tem circulado na internet sobre a igreja Universal? Relate aqui o caso que iremos trazer toda a verdade no site Mitos e Verdades

Formulário de Denúncia

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente


Expediente

Editora Executiva:

Cinthia Meibach

Coordenadora de Conteúdo:

Ivonete Soares

Repórteres:

Andre Batista, Daniel Cruz, Débora Picelli, Jeane Vidal, Michele Roza, Rafaella Rizzo, Sabrina Marques, Rafaela Dias



E-mail para Contato: redacao@sp.universal.org.br

Telefone:(11) 2392-3372

Endereço Rua João Boemer, 254 - Brás, São Paulo

Cep: 03018-000

Free WordPress Themes, Free Android Games