Curso gratuito ajuda idosos a entrar no mundo digital

Programa social ensina como usar WhatsApp, Facebook e aplicativos de táxi.

Imagem de capa - Curso gratuito ajuda idosos a entrar no mundo digital

As novas tecnologias digitais exigem conhecimentos que, muitas vezes, os idosos ainda não possuem. Para ajudá-los a suprir essas carências e desenvolvê-las como cidadãos ativos, o programa social Calebe, da Igreja Universal do Reino de Deus, está promovendo o “Calebe Educar – Curso informática e tecnologias”, gratuitamente.

Com o curso – que é realizado pela primeira vez – as pessoas desta faixa etária têm a oportunidade de aprender sobre as funções básicas de um aparelho smartphone e o uso de aplicativos. O objetivo é ensiná-las a dominar tecnologias que são tão comuns atualmente, mas são de difícil assimilação para quem viveu em um mundo analógico.

As primeiras turmas iniciaram em maio deste ano, mas há vagas para as aulas que começam em agosto. O curso tem a duração de nove semanas. Na conclusão do aprendizado, cada aluno recebe um certificado.

Segundo o coordenador do grupo Calebe no Brasil e Exterior, Sergio Gonçalves, “quando divulgamos o curso tivemos uma surpresa positiva: dezenas de interessados surgiram prontamente. Conforme as semanas foram passando, surgiram mais voluntários para ministrar as aulas, permitindo abrir espaço para atender um maior número de pessoas”.

As turmas têm alunos de até 80 anos de idade. Cada uma delas atende até sete alunos, prezando realizar um bom acompanhamento, pois são muitas dificuldades de aprendizado.

Mirtes Marques Barbosa, 74, tinha muita dificuldade em mandar mensagens pelo o WhatsApp, e o neto dela era quem respondia as mensagens, mas depois do curso ela mesmo conversa com a família e colegas pelo celular. “Quando viajo, gosto de tirar fotos para enviar a família, e agora já aprendi como faço isso pelo celular”, comemora.

Idosos off-line

Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que apenas 24,7% dos idosos têm acesso à internet. Além disso, muitos ainda sentem dificuldades no mundo digital. O grupo Calebe surgiu justamente da necessidade de lembrar as pessoas que “a velhice na verdade é o começo”, afirma o coordenador do programa social.

As turmas de smartphone estão em fase de implantação no País, enquanto o curso de informática já beneficia idosos em todos os Estados brasileiros, com perspectiva de expansão.  

Os cursos são abertos ao público-geral. As pessoas que tiverem o interesse em participar devem se dirigir ao espaço do Calebe para que sejam direcionados a próxima turma com vagas. As novas turmas iniciam em agosto.

Saiba mais sobre o Calebe

O programa social Calebe foi criado no Texas, nos Estados Unidos, em 2009, pelo Bispo Renato Cardoso e, em setembro de 2012, chegou ao Brasil. Atualmente, está em cerca de 70 países.

O objetivo do Calebe é proporcionar mais qualidade de vida à terceira idade, por intermédio de interação social, cursos, passeios e atividades físicas. O grupo visita asilos, hospitais e residências e seus membros desenvolvem ações de entretenimento, saúde, beleza, orientações sociais, jurídicas e apoio psicológico.

São realizadas também palestras, atividades físicas e cursos, de forma regular e gratuita.

Em 2017, aproximadamente 20 mil voluntários atenderam 1.965.933 pessoas.

Conteúdo didático

– Configurações do smartphone – alarmes, brilho de tela, utilização da agenda e ligações

– WhatsApp – conversas, grupos e menu

– Facebook – criação do perfil , como fazer postagens e adicionar amigos

– Uber – como utilizar e conferir valor e motorista

 

Local dos cursos

– Smartphone

São Paulo – SP

Data: Ago/2018 – Segunda-feira às 13:30 / Quarta-feira às 17h / Sábado às 9h

Local: Rua Dr. Carlos Botelho, 427 – Brás, São Paulo – SP

 

– Informática

São Paulo – SP

Data: Terça-feira às 13:30 / Quarta-feira às 18h / Sexta-feira às 14h / Sábado às 10h / Domingo às 13:30

Local: Rua Dr. Carlos Botelho, 427 – Brás, São Paulo – SP

imagem do author
Colaborador

UNIcom