Conheça o início da Universal nas Filipinas

Há 23 anos a igreja oferece apoio espiritual e social à população

Imagem de capa - Conheça o início da Universal nas Filipinas

Com uma população de mais de 105 milhões de habitantes, Filipinas é o sétimo país mais populoso da Ásia e o 12º mais populoso do mundo. Formado por um conjunto de ilhas, ele já esteve no auge da economia asiática, mas no momento enfrenta problemas econômicos e sociais, como falta de saneamento básico e um serviço de saúde precário.
As chuvas, tufões e enchentes também são fenômenos naturais comuns que castigam a população e deixam cidades inteiras embaixo d’água, dependendo de sua intensidade.
Um exemplo foi o tufão que arrasou o país em 2009 e chuvas que em poucas horas ultrapassaram o volume previsto para um mês inteiro. Milhares de pessoas morreram e muitos milhões ficaram desabrigadas.
Início penoso
Hoje estabilizada, a Universal está presente no país desde 1995 e conta com 17 igrejas, algumas em expansão e vários outros núcleos espalhados de norte a sul. “Por muitos anos, o trabalho ficou concentrado apenas na capital, porém, no último ano, conseguimos expandi-lo para nove províncias, aumentando ainda mais o auxílio aos aflitos”, informa o Bispo Tiago Lemos de Oliveira, atual responsável pelo trabalho da Universal no país.
Contudo o começo do trabalho foi difícil, principalmente no sentido financeiro. O marceneiro Rodelo Salazar Sajul, de 56 anos, é membro da Universal há 20 anos e acompanhou os desafios iniciais. Ele conta que por várias vezes a igreja teve de mudar de local por falta de condições de pagar o aluguel. “Também tivemos que pedir para não cortarem a energia da igreja por falta de pagamento, mas isso gerava em nós uma revolta que trouxe resultados.”
Ele também acompanhou a expansão dos templos da igreja pelo país. “Antes, tínhamos apenas um único lugar para levar todos os que precisavam de ajuda. Mas, aos poucos, Deus foi abrindo portas em cidades vizinhas e assim começamos a ver o crescimento da obra nas Filipinas”, conta.
Vida amorosa restaurada
Foram os problemas na vida amorosa que levaram Rodelo a conhecer a fé. Seu casamento estava destruído e o relacionamento com sua ex-esposa era repleto de brigas. “A situação era tão insuportável que eu preferia morar sozinho no interior do que conviver com ela por causa das brigas constantes”, lembra.
Para fugir da situação, ele saía com várias mulheres, mas nada o satisfazia completamente. Por conta disso, seu casamento também acabou. “Foi quando fui convidado por um amigo para ir à igreja e buscar a ajuda de Deus para resolver meus problemas. Logo que cheguei, me entreguei, larguei as mulheres com as quais me relacionava e encontrei a paz por meio do Espírito Santo”, afirma.
Sua vida sentimental também foi restaurada e hoje ele está casado e feliz.

Apoio social e conquistas
Os trabalhos sociais encabeçados pela Universal também são um verdadeiro diferencial: são feitas doações, visitas a hospitais e presídios e até cursos profissionalizantes para os detentos. Quando o tufão de 2009 ocorreu aconteceu uma grande doação de roupas, água potável, alimentos e produtos de higiene para os mais afetados.
“Nós convocamos todo o povo para trazer as suas doações e preparamos os kits a serem distribuídos”, relembra Rodelo.
Na área da comunicação também têm sido alcançadas conquistas, entre elas o lançamento semanal da Folha Universal e, recentemente, um programa de rádio que vai ao ar de segunda a sexta-feira. “Sabemos que esse passo é muito importante para alcançar mais almas e, por isso, a igreja tem investido pesado na comunicação por meio desses veículos”, diz o Bispo Tiago.

imagem do author
Colaborador

Rafaella Rizzo / Fotos: Cedidas