A fé e a coragem de Maria

A atriz Juliana Xavier fala de Maria, sua personagem na novela Jesus, da Record TV, a mulher escolhida por Deus para uma nobre missão

Imagem de capa - A fé e a coragem de Maria

O público que acompanha a novela bíblica Jesus, que estreou no dia 24 de julho, tem visto cenas emocionantes. Dentre os personagens, Maria, interpretada pela atriz Juliana Xavier na primeira fase, tem chamado a atenção dos telespectadores por sua fé e sua coragem. Na segunda fase, Maria será vivida pela atriz Claudia Mauro.

Os planos de Deus
Na trama, Maria fazia planos de se casar com seu noivo, o amor de sua juventude, o carpinteiro José (Guilherme Dellorto). Ela era justa, dócil e nutria uma fé muito grande no Deus de Israel. Com certeza, suas virtudes a destacavam em relação a outras moças de sua época.
Maria foi escolhida por Deus para uma nobre missão: gerar o Messias, o enviado por Deus para salvar a humanidade. E foi depois da visita do anjo Gabriel (Raphael Sander) que Maria recebeu a notícia de que mesmo virgem daria à luz um menino, que deveria chamar Jesus.

Jornada de sacrifícios
Foi depois dessa revelação que Maria deu início à sua jornada de desafios e sacrifícios, a começar pela defesa de sua reputação e de sua segurança, já que naquela sociedade as mulheres condenadas por adultério eram apedrejadas até a morte. Como provar que ela não tinha traído seu noivo e traria ao mundo o Messias, o filho de Deus tão esperado pelos judeus? Com muita coragem, fé e confiança em Deus, Maria enfrentou tudo e todos. José era um homem íntegro e amava Maria, mas acabou se afastando da noiva depois de saber da gravidez.
Quem acompanhou atentamente todos os capítulos viu que Deus justificou Maria, fez uma revelação a José, por meio de um sonho em que um anjo dizia ao carpinteiro que o bebê que sua noiva esperava era o Messias e ordenava ainda que ele se casasse com ela.
Depois do sonho, José apoiou Maria e se casou com ela, mas as dificuldades não acabaram aí. Esses foram apenas os primeiros obstáculos da vida de uma mulher que enfrentou seus medos, não perdeu a fé e foi chamada por Deus de
bem-aventurada.

A personagem sob o olhar de Juliana Xavier
Em entrevista exclusiva à Folha Universal, a atriz contou qual foi a sua reação no momento que recebeu o convite da emissora para interpretar Maria: “quando me ligaram e falaram do papel, me emocionei. Me senti honrada em poder interpretar um personagem tão bonito e tão marcante na Record TV, emissora em que comecei a trabalhar aos 11 anos de idade. É uma honra fazer esse papel”.
Questionada quanto aos principais desafios que vivenciou ao interpretar Maria, a atriz respondeu: “para mim, o principal desafio foi tornar a Maria que todos conhecem mais humana. Pude contar com uma equipe incrível de preparadores e com a direção, que me ajudaram a encontrar a nossa Maria de Nazaré. Ela é sensível e ao mesmo tempo é forte e corajosa”.
Juliana revela que para viver a personagem passou por uma fase de preparação e estudos. “Além de ter uma superequipe de historiadores e consultores que ajudou muito o elenco, assisti a filmes e estudei como a sociedade funcionava naquele período. Participei de vários workshops muito legais, como de uso do tear, de manuseio de alimentos e quanto aos costumes da época”, comentou.
A atriz ressaltou que a fé, o exemplo e a coragem de Maria servem de inspiração. “Maria representou toda essa coragem que precisamos ter hoje em dia. Ela era só uma menina e aceitou os planos que Deus tinha para a vida dela, mesmo sabendo de todas as consequências de sua decisão. Ela foi uma mulher de fé que decidiu encarar os desafios até o fim”, pontuou.
Quanto aos resultados dos 15 dias de gravações no Marrocos, Juliana afirmou que as cenas ficaram lindas e emocionantes, apesar da dificuldade que a equipe enfrentou com o clima muito seco e quente.
Juliana finalizou reiterando a satisfação de interpretar a mãe de Jesus e de participar da novela: “tenho muito carinho por esse papel, por fazer parte dessa superprodução e pela equipe, que é maravilhosa. Todos estão muito integrados e trabalhando para que o público possa curtir e se emocionar mais e mais a cada dia”.
Juliana já atuou em várias produções da Record TV, como em Bicho do Mato (2006), Caminhos do Coração (2007), Os Mutantes (2008), Promessas de Amor (2009), Rebelde (temporadas de 2011 e 2012) e Apocalipse (2017). Também fez participações especiais em Milagres de Jesus (2014) e Na Mira do Crime (2015).
Acompanhe todos os capítulos de Jesus, na Record TV, de segunda a sexta-feira, às 20h45.

imagem do author
Colaborador

Kelly Lopes / Fotos: Munir Chatack e Edu Moraes