Oficina de artes na ressocialização de presos

Detentos do presídio de Santa Maria, no RS, participam da primeira formatura de curso organizado pelo grupo UNP. Veja como foi

Imagem de capa - Oficina de artes na ressocialização de presos

A cor cinza que preenchia os corredores do complexo Penitenciário Estadual de Santa Maria, município do Rio Grande do Sul, deu lugar a cores fortes e vivas. As celas que transmitiam a sensação de medo e abandono, hoje dão lugar à sensibilidade e à criatividade.
Isso tudo só foi possível, no entanto, após detentos da unidade participarem da oficina de artes realizada pelos voluntários do grupo Universal nos Presídios (UNP).
A expressão – por meio da arte – é uma forma que muitos apenados utilizam para preencher seus dias na prisão, além de participarem das orações promovidas por esses voluntários.
“Este tipo de ação tem como objetivo descobrir novos talentos, já que o estado do Rio Grande do Sul é conhecido internacionalmente como formador de artistas plásticos e gravuristas do país, a exemplo de Iberê Camargo, um dos maiores artistas plásticos do Brasil”, comentou o Pastor Venino Aragão, atual responsável pelo trabalho do grupo UNP do bloco de Santa Maria no Rio Grande do Sul e que também é artista plástico.
O Pastor explica que muitos conseguem expressar seus anseios por meio da pintura. “A arte é a expressão da alma, e é por meio dela que podemos mostrar aquilo que há dentro de nós”, reforçou o Pastor.
Desde o início de junho, cerca de 10 detentos se dedicaram à arte do desenho, pintura em tela e telhas. Alguns desenvolveram o dom de desenhar sobre bolos. A arte foi exibida durante o coffee break de abertura e também na formatura dos presos, que aconteceu no dia 20 de julho último.
Todos os formandos receberam o certificado de conclusão de curso com carga horária de 16 horas, o que lhes dará direito à remissão de pena. O diretor da Unidade, Sergio Ilha Dal Col, declarou estar muito satisfeito com a iniciativa da Universal e não vê a hora de iniciar as novas turmas.
“Eles se sentem valorizados, participativos. Temos um bom relacionamento, tentamos promover coisas que demonstrem para eles que estamos presentes para tentar ajudá-los de alguma forma. Este é um compromisso que assumimos, o de pensar diferente, abrir a mente”, comentou o diretor Sergio.

Novas turmas
Neste mês de agosto uma nova turma terá início e esse curso se estenderá também para outras unidades prisionais masculinas do estado. Em setembro será a vez das unidades femininas aprenderem um novo oficio, garante o Pastor Venino.
Detentos do estado também terão a oportunidade de aprender sobre elétrica e iniciação à construção civil. Todas as oficinas e cursos são realizados no espaço de reintegração social das unidades prisionais, com o acompanhamento da equipe técnica e com certificação.
O trabalho do UNP
Com pouco mais de 30 anos de trabalho evangelístico, o grupo UNP vem ajudando os detentos e seus familiares a terem uma nova vida. Além da propagação da Palavra de Deus, que lhes traz conforto e ânimo, os voluntários  distribuem também kits de higiene pessoal, Bíblias, exemplares de livros, entre outros.
Clique aqui  e conheça o trabalho do grupo acessando a página oficial do UNP no Facebook. Caso queira ajudar nestas ações, basta procurar uma Universal mais próxima de sua casa e se informar com um pastor. Encontre o endereço aqui.

imagem do author
Colaborador

Sabrina Marques / Fotos: Cedidas