Arca da Aliança retorna ao Templo de Salomão

O símbolo sagrado retornou à cidade paulista após um ano viajando por todas as 27 capitais brasileiras. Veja galeria de imagens


Há 4 anos, o Templo de Salomão era oficialmente inaugurado, no bairro do Brás, zonal leste da capital de São Paulo. Milhares de convidados marcaram presença e outras milhões de pessoas acompanharam a cerimônia por transmissão ao vivo pela televisão e internet.

Um grande momento de muito respeito e emoção durante a cerimônia foi a entrada da réplica da Arca da Aliança, representando a Presença de Deus, carregada pelos sacerdotes, por um trecho da avenida Celso Garcia, desde a Universal do Brás até o interior do Templo.

O retorno da Arca ao Templo de Salomão

No dia 31 de julho último, o símbolo sagrado retornou à cidade paulista depois de um ano viajando por todas as 27 capitais brasileiras e de ser vista por mais de 240 mil pessoas em todo o País. Vinda de Santa Catarina, na região Sul brasileira, a réplica desembarcou no aeroporto de Congonhas.

“O retorno da Arca da Aliança é para as pessoas entenderem que Deus habita em algum local. Antigamente, Ele habitava no Templo, usava símbolos como a Arca e o Tabernáculo, por exemplo, para nós lembrarmos da existência dEle. Agora, nós queremos fazer entender que Deus também precisa habitar, mas, hoje Ele habita dentro da pessoa, por meio da sua entrega e da sua dedicação”, explicou o pastor Luan Vilvert.

Pela manhã do dia 1º de agosto, a Arca ficou exposta, junto aos Sacerdotes e à equipe do Cerimonial do Templo, na Tenda Congonhas, complexo de eventos anexo ao aeroporto.

A cabeleireira Rosilene Oliveira, de 46 anos, é obreira da Universal no Parque Residencial Cocaia. Ela fez questão de ver pessoalmente, pela primeira vez, a Arca da Aliança. “Eu ouvi pela manhã no programa do Bispo Renato Cardoso que a Arca sairia daqui para o Templo. O que me trouxe até aqui hoje foi o fato de eu viver na fé. Porque eu creio que onde a Arca está, ali há a presença de Deus. Claro, que a presença de Deus também está dentro de nós e vim movida por essa fé”.

Nesta quarta-feira, dia 1 de Agosto, um carro operacional de bombeiros transportou a réplica da Arca da Aliança e chamou atenção de todos os transeuntes e motoristas pelas avenidas 23 de Maio, Rangel Pestana e Celso Garcia, até chegar ao Templo de Salomão.

A entrada da Arca no Tabernáculo

Uma multidão aguardava a chegada da réplica da Arca da Aliança nas dependências do Templo. O Bispo Renato Cardoso, responsável pela Universal no País, explicou a importância deste símbolo sagrado que é a Arca e em seguida realizou uma oração especial em frente ao Tabernáculo.

“Deus proibiu o uso de imagens, mas ele sempre fez o uso de objetos e símbolos para remeter às profundas verdades espirituais, símbolos como o próprio Tabernáculo e o Templo. A Arca da Aliança é o símbolo do compromisso que Deus assumiu, primeiramente com uma nação, com a nação de Israel. Por meio da Sua Palavra no Monte Sinai, nos Seus mandamentos, Ele entrou em aliança, em pacto com as pessoas da nação israelense. Posteriormente, Ele fez uma nova e eterna aliança, desta vez com todos os que creem, e está aliança não foi feita através de uma arca de ouro ou de madeira, mas, sim através do sangue do nosso Senhor Jesus, a vida dEle sacrificada na cruz,” disse o Bispo.

Agora, a réplica ficará guardada no Tabernáculo até o dia 5 de agosto, próximo domingo, quando acontecerá uma reunião pelos 4 anos do Templo de Salomão, às 9h30 da manhã, com a entrada da Arca da Aliança.

“No domingo pela manhã, a Arca será reinserida no Templo, numa grande cerimônia especial que marcará o quarto aniversário, aberta a todas as pessoas que convidamos para vir participar e testemunhar de perto a Arca da Aliança e, acima de tudo, aprender o seu significado”, acrescentou o Bispo.

Assista ao vídeo abaixo:

O significado da Arca e o Tabernáculo

A Arca representa o próprio Deus, onde o povo de Israel estava (durante os 40 anos de peregrinação no deserto) ela ia à frente. Revestida de ouro, armazenava três itens muito importantes para o povo de Israel: as tábuas dos Dez Mandamentos, a Vara de amendoeira de Arão e o recipiente com um pouco do maná mandado por Deus dos céus para o povo.

Quem quiser conhecer melhor o significado da Arca, pode fazer o tour pelo Jardim Bíblico, localizado no Templo de Salomão. Para mais informações, clique aqui.

ler mais
Reportar erro

comentários

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Arca da Aliança retorna ao Templo de Salomão

[recaptcha]

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente


Fake news

Você sabe de alguma notícia falsa que tem circulado na internet sobre a igreja Universal? Relate aqui o caso que iremos trazer toda a verdade no site Mitos e Verdades

Formulário de Denúncia

[recaptcha]

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente


Expediente

Editora Executiva:

Cinthia Meibach

Coordenadora de Conteúdo:

Ivonete Soares

Repórteres:

Andre Batista, Daniel Cruz, Débora Picelli, Jeane Vidal, Michele Roza, Rafaella Rizzo, Sabrina Marques, Rafaela Dias



E-mail para Contato: redacao@sp.universal.org.br

Telefone:(11) 2392-3372

Endereço Rua João Boemer, 254 - Brás, São Paulo

Cep: 03018-000

Free WordPress Themes, Free Android Games