Como proteger os cabelos durante o inverno?

Entenda a importância de cuidar da saúde dos fios nesta temporada



Por Por Katherine Rivas / Arte: Edi Edson

O inverno chega e com ele surgem alterações climáticas que podem comprometer a saúde e o bem-estar das pessoas. Nessa estação, além de cuidar da parte respiratória – que pode ficar comprometida por causa do tempo frio e seco –, é preciso atentar para os cuidados com os cabelos. Lidar com isso nem sempre é uma tarefa fácil.

O médico e tricologista Luciano Barsanti, diretor do Instituto do Cabelo, em São Paulo, explica que nesta temporada ocorre aumento dos problemas de caspa (dermatite seborreica) pelo incremento da produção de sebo nas glândulas do couro cabeludo. Entre as consequências estão coceira, escamação e aparecimento de feridas (foliculite). “O quadro da caspa piora quando as pessoas tomam banho quente, que facilita a produção de gordura no couro cabeludo. Outros fatores são a alimentação calórica e o uso constante de bonés e toucas”, diz Barsanti.

O banho quente é um grande vilão porque, além da caspa, provoca problemas estéticos no cabelo. Um deles acontece com a cutícula, camada de proteínas que reveste os fios., que fica aberta ao contato com a água quente, o que aumenta o frizz (fios que ficam arrepiados e fora do lugar) e deixa o cabelo ressecado e quebradiço.

Segundo Barsanti, os erros mais comuns que as pessoas cometem no inverno são lavar os fios com água quente, diminuir o número de lavagens e usar o secador em excesso, o que pode causar queimaduras no couro cabeludo e nos fios.

Outros problemas de saúde decorrentes da estação são oleosidade, falta de brilho e queda de cabelo. O médico alerta que o ideal é lavar as madeixas com água morna diariamente ou em dias alternados.

Hidrate sempre

Não se deve abandonar a hidratação dos fios no inverno. Barsanti recomenda que ela seja feita com frequência. “Os cabelos crespos repelem mais água e precisam de mais cuidados com a hidratação. O ideal é hidratá-los uma vez por semana com máscaras adequadas. Já os cabelos lisos e ondulados devem ser hidratados uma vez a cada duas semanas”, afirma.

A dica do especialista é escolher sempre produtos que contenham ativos naturais. Ele cita como exemplos o extrato de rosas brancas, a semente de girassol e a manteiga de karité.

Para as adeptas dos produtos caseiros, ele deixa uma receita: “pegue um coco verde, coloque a polpa no liquidificador e adicione água de coco. Bata por 1 minuto e aplique na superfície dos cabelos. Deixe agir por 4 minutos. Lave em seguida com água abundante”.

Procure um especialista

Caso você perceba vermelhidão, escamação, prurido e queda de cabelo, procure auxílio médico. Tricologistas e dermatologistas estão aptos a realizar o diagnóstico preciso.

ler mais
Reportar erro

comentários

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Como proteger os cabelos durante o inverno?

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente


Fake news

Você sabe de alguma notícia falsa que tem circulado na internet sobre a igreja Universal? Relate aqui o caso que iremos trazer toda a verdade no site Mitos e Verdades

Formulário de Denúncia

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente


Expediente

Editora Executiva:

Cinthia Meibach

Coordenadora de Conteúdo:

Ivonete Soares

Repórteres:

Andre Batista, Daniel Cruz, Débora Picelli, Jeane Vidal, Michele Roza, Rafaella Rizzo, Sabrina Marques, Rafaela Dias



E-mail para Contato: redacao@sp.universal.org.br

Telefone:(11) 2392-3372

Endereço Rua João Boemer, 254 - Brás, São Paulo

Cep: 03018-000

Free WordPress Themes, Free Android Games