41 anos da Universal: Filme e novelas bíblicas impactam telespectadores

O último ano foi marcado por momentos especiais. O lançamento do Nada a Perder e a novela Apocalipse foram algumas das importantes obras. Saiba mais

Imagem de capa - 41 anos da Universal: Filme e novelas bíblicas impactam telespectadores

Há 41 anos a Universal trabalha com a missão de levar a Palavra de Deus a todos os povos, inclusive a quem vive nos lugares mais remotos. Atrelado às reuniões nas Igrejas e ao trabalho dos voluntários, constantemente, minisséries, novelas e até filmes são produzidos e exibidos, na plataforma Univer Vídeo e na Record TV. Inclusive, nesta terça-feira, dia 24 de julho, estreou a novela Jesus. Pela primeira vez a trajetória do Filho de Deus que se fez homem para mudar a humanidade será contada na íntegra.

A cinebiografia do Bispo Edir Macedo, Nada a Perder, dirigida pelo produtor brasileiro Alexandre Avancini, estreou no cinema nacional em março deste ano. A história pouco conhecida do líder da Universal reuniu 1,4 mil convidados na pré-estreia, que aconteceu no dia 27 daquele mês, no Teatro Bradesco, zona oeste da capital paulista, com a presença de famosos, políticos e personalidades.

Dois dias depois, em 29 de março, o lançamento oficial aconteceu em todo país. Na época, mais de 1,1 mil salas, em 669 cinemas, exibiram o longa-metragem. Apesar de a primeira sessão ter acontecido às 11h30, os primeiros a assistirem a verdadeira história do Bispo Macedo foram os reclusos do Centro de Detenção Provisória (CDP) Pinheiros, localizado na zona oeste da cidade de São Paulo, por meio do projeto “Cinema Solidário”, que levou o Nada a Perder à população carcerária brasileira.

Um filme longe de ter um roteiro comum, em sua mensagem ele tem o poder de transmitir a fé viva, tanto que o longa impactou na vida de milhões de pessoas de várias formas. Inúmeros foram os testemunhos após a oração realizada pelo próprio Bispo Macedo (ao término de cada exibição, na tela do cinema) com o lenço distribuído durante as sessões. Confira no vídeo abaixo:

Além das pessoas que estão com sua liberdade provisoriamente interrompida, e, por isso, não conseguiram estar presentes em uma sala de cinema, o filme também foi transformador para os que moram nas localidades mais remotas. Um ônibus, levando telas de alta definição (foto abaixo), percorreu as regiões mais carentes e visitou orfanatos, penitenciárias, casas de repouso, entre outros locais, como as populações ribeirinhas e rurais.

Um mês após o lançamento no Brasil, o filme Nada a Perder foi além e cruzou fronteiras com o início da turnê mundial, que começou na Argentina e depois no Japão, entre outros países.

Mesmo 4 meses após o lançamento, ainda hoje o longa-metragem tem aguçado a curiosidade de muita gente em todas as partes do mundo.

Por isso, o Nada a Perder agora está disponível na Netflix para os assinantes – um total de 83 milhões de usuários da tecnologia. Essa foi a maior aquisição já feita pela empresa por uma produção internacional. Saiba como é possível conferir o enredo, clicando aqui.

Enredos bíblicos impactantes

A preocupação em levar a Palavra de Deus a mais pessoas fez com que a Record TV fosse a primeira emissora a investir no segmento bíblico. A programação tem possibilitado muitos a conhecerem as passagens contidas nas Escrituras Sagradas.

O primeiro enredo a ser exibido na casa foi “A História de Ester”, em 2010. Uma minissérie curta, de apenas 10 capítulos, mas rendeu bons frutos. Percebendo a notoriedade e espaço que conquistou, a emissora resolveu lançar novas histórias.

Sansão e Dalila”, em 2011, contada em 18 episódios. Em seguida, a Record TV investiu em “Rei Davi”, 2012. “José do Egito” foi lançado no ano seguinte, em 2013. Um ano depois, “Milagres de Jesus”, em 2014. “Os Dez Mandamentos”, em 2015, alcançou altos índices de audiência durante os 8 meses de exibição, desbancando a programação de emissoras concorrentes. Tempos depois, a superprodução foi adaptada para o cinema, com 2 horas de duração, com cenas e final inéditos e chegou aos cinemas brasileiros no final do mês de janeiro de 2016.

Em seguida, mais duas importantes obras foram exibidas na tevê brasileira: “A Terra Prometida”, em 2016 e “O Rico e Lázaro”, em 2017.

Outra produção que merece destaque neste ano foi Apocalipse. A novela começou em novembro de 2017 e chegou ao fim no mês de maio último. Em 155 capítulos, além da trama retratar o Fim dos Tempos levou os telespectadores a uma importante reflexão: a Salvação da alma.

Recentemente, a Record TV exibiu Lia (foto ao lado), que conta a história das esposas de Jacó. Com o fim da minissérie, de 10 capítulos, a emissora começou a exibir, no último dia 24 de julho a novela Jesus, que vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 20h45. Clique aqui e conheça mais detalhes da trama. Não perca!

imagem do author
Colaborador

Por Débora Picelli / Fotos: Arquivo