41 anos da Universal: a importante missão do Grupo de Batismo do Templo de Salomão

Imagem de capa - 41 anos da Universal: a importante missão do Grupo de Batismo do Templo de Salomão

O batismo nas águas é o primeiro passo para iniciação da vida cristã. É por meio dele que o novo convertido mostra que de fato decidiu assumir um compromisso com Deus, abrindo mão dos velhos hábitos para viver pautado na obediência à Palavra de Deus.
Contudo, é comum que no início dessa caminhada surjam muitas dúvidas sobre como orar, ler a Bíblia, jejuar e até com respeito à conduta, o comportamento, modo de ser, etc.

Foi com objetivo de prestar auxílio espiritual e acompanhar os novos batizados que o grupo do Batismo do Templo de Salomão foi criado.
De acordo como o Bispo Antônio Santana (foto à esquerda), responsável pelo Departamento de Membros do Templo de Salomão, o novo membro recebe acompanhamento desde o dia que se batiza até se tornar um obreiro, e, ainda assim, continuará sendo acompanhado e ajudado, só que agora pelo Bispo responsável pelos obreiros.
Os novos batizados também participam de uma reunião exclusiva para eles, realizada pelo Bispo Santana, todas as quartas-feiras, às 19 horas, no 10º andar do Templo de Salomão, em São Paulo, a fim de prepará-los para enfrentar as lutas da vida cristã e orientá-los sobre os preceitos básicos do membro do Corpo de Cristo.
O grupo conta com cerca de 200 voluntários, entre levitas, obreiros e membros. Eles auxiliam a pessoa no dia do batismo orientando-a sobre os procedimentos e auxiliando-a no preenchimento da ficha de membro. Além disso, se encarregam em manter a ordem no setor.
Bispo destaca ainda que o grupo de Batismo também contribui para o crescimento e fortalecimento de outras frentes de trabalho da Universal, uma vez que, após descerem às águas, os recém-batizados são convidados a ingressar como voluntários em um dos trabalhos sociais e evangelístico da Igreja, caso assim desejem.
Foi o que aconteceu com Thais Mendes da Gama Fonseca, de 26 anos, e o esposo dela, Bruno Fonseca Santos, de 27 (foto à direita). Eles se batizaram nas águas há pouco mais de três meses, em 18 de março último, e aceitaram o convite para ingressar como voluntários no grupo de Batismo.
Thaís hoje atribui sua entrada no grupo como um fator decisivo para o seu desenvolvimento espiritual. Segundo ela, até então seu entendimento quanto à vida cristã era muito limitado.
“Ter essa responsabilidade me tirou da zona de conforto a qual me encontrava. Tive que tomar uma atitude para buscar saber mais e entender melhor, até para poder esclarecer as dúvidas das pessoas que vão se batizar. Eu ouso dizer que sem estar em um grupo tão importante eu não teria progredido tanto como cristã. Precisei ler a Bíblia, coisa que nunca tinha feito na vida, aprender a manuseá-la, aprender a orar. Foi como aprender a andar de novo”, descreve.
Thais afirma ainda que participar das reuniões para novos batizados foi muito importante nesse processo. “Grande parte do que aprendi foi com as reuniões do grupo”, ressalta.
Ela confessa que a princípio a responsabilidade a deixou um tanto quanto assustada, mas reconhece que precisava desse empurrão para progredir na fé. “Eu precisava acordar para a realidade, e o grupo do Batismo fez isso. Gosto de ajudar, é gratificante. Esse grupo me mantém na fé dia após dia”, declara.
Entre as atribuições do casal está a de ligar para os membros para saber se estão bem, se estão precisando de algum auxílio espiritual ou uma visita, e reforçar que o setor de batismo está aberto todos os dias com pastores à disposição para atendê-los, caso necessitem de aconselhamento.Somente no primeiro semestre de 2018 já foram realizados no Templo de Salomão, aproximadamente, 5 mil batismos nas águas.
Para obter mais informações sobre o trabalho do setor de Batismo e se tornar um voluntário, entre em contato pelo telefone (11) 95316-3188 (WhatsApp).

imagem do author
Colaborador

Por Jeane Vidal / Fotos: cedidas