A importância do trabalho em Porto Velho

Universal Socieducativo (USE) já atendeu centenas de adolescentes na região em apenas um ano

Imagem de capa - A importância do trabalho em Porto Velho

A violência no Brasil atinge toda a população, mas, quando se fala em taxa de homicídios, principalmente os jovens. O cenário atual nos leva a assistir cada vez mais jovens sucumbindo às dificuldades sociais e se envolvendo com o crime e o tráfico. Além disso, muitos dos que não morrem precocemente vão parar nas instituições de atendimento e internação. Em face dessa realidade, o grupo Universal Socieducativo (USE) realiza um trabalho de extrema importância social.

Em Porto Velho, capital de Rondônia, o grupo existe há um ano. Cerca de 70 voluntários visitam, de segunda a quinta-feira, a Unidade de Internação Masculina Provisória, para onde jovens menores de idade são levados após serem apreendidos.

“O trabalho é de extrema importância, pois, para muitos desses jovens, somos a última esperança. Muitos não acreditam mais na recuperação e pensam que já não há mais perdão por causa dos delitos que cometeram. Quando levamos uma palavra de fé, eles enxergam seu real valor e passam a reagir diante dos problemas”, explica o Pastor Danilo Reis, responsável pelo trabalho do grupo no Estado.

Os voluntários

A atuação dos voluntários é fundamental, já que são eles que realizam as atividades que proporcionam qualidade de vida aos adolescentes, como os jogos esportivos e o cine-pipoca, e também oferecem a eles auxílio espiritual, conforto e palavras de fé.

Aproximadamente 800 jovens já foram atendidos na unidade desde o início dos trabalhos na região. Segundo o Pastor Danilo (foto a esq.), os resultados são visíveis. “Muitos mudaram seu comportamento, já não pensam mais no crime e querem uma nova vida. Não demonstram isso só com palavras, mas com suas atitudes, uma vez que deixaram de ser agressivos. Os próprios agentes de segurança relatam. Além disso, familiares também são alcançados pelo trabalho de amparo social e espiritual feito pelo grupo”, conclui.

O trabalho da Universal nas unidades para menores se intensificou em 2017. Atualmente, 3 mil voluntários atuam em 360 unidades socioeducativas das 476 existentes em todo o Brasil.

imagem do author
Colaborador

Por Michele Roza / Fotos: Cedidas