Sua vida online pode interferir em seu emprego

Saiba como evitar problemas no ambiente corporativo

Por Por Rafaella Rizzo / Foto: iStock

Faz tempo que as redes sociais deixaram de ser somente uma ferramenta de socialização. Atualmente, elas também servem para que empresas saibam o verdadeiro caráter e estilo de vida de seus funcionários. Em diversas situações as atitudes dos internautas são determinantes para sua contratação ou demissão.

Uma pessoa que compartilha opiniões e críticas pesadas, desabafos ou indiretas, não hesita em se envolver em discussões ou posta cada segundo de sua rotina se expõe, mostra desequilíbrio e falta de profissionalismo, o que pega muito mal no ambiente corporativo.

Um exemplo foi o caso da norte-americana Talia Jane. A jovem escreveu e publicou em seu blog uma carta aberta endereçada ao presidente da empresa em que trabalhava, fazendo críticas ao emprego e reclamando de seu salário. Ela acabou demitida.

Etiqueta online

Na web, geralmente, as pessoas se sentem à vontade, falam tudo o que querem sem se envergonhar por estarem longe de todos e pensarem que ninguém tem nada a ver com suas vidas particulares. É aí que mora o engano. “Tudo o que você posta, comenta, curte e usa em seu perfil fala muito sobre você. Antes de compartilhar algo se pergunte se aquilo vai ajudar ou acrescentar algo à vida de alguém. Se não, para que compartilhar?”, diz a escritora e apresentadora Cristiane Cardoso.

Com tudo o que você expressa, ao conhecer sua “verdadeira face” é direito de qualquer pessoa decidir ser sua amiga ou não. Da mesma forma, uma empresa pode te querer ou não em seu quadro de funcionários. Que tal repensar o que você mostra em seus perfis e as motivações para compartilhar o que vê na internet?

“Saiba se posicionar, revise sua página, veja se realmente tudo o que escreve está transmitindo a imagem que você realmente quer passar”, recomenda a escritora Tânia Rubim.

Tânia também dá algumas dicas de etiqueta online, para que você evite problemas em qualquer área de sua vida:

  • Nunca faça comentários grosseiros ou ofensivos
  • Não use palavras chulas
  • Não faça desabafos ou mande indiretas
  • Não exponha demais a sua vida, seja discreta
  • Não publique fotos comprometedoras

ler mais
Reportar erro

comentários

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Sua vida online pode interferir em seu emprego

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente


Fake news

Você sabe de alguma notícia falsa que tem circulado na internet sobre a igreja Universal? Relate aqui o caso que iremos trazer toda a verdade no site Mitos e Verdades

Formulário de Denúncia

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente


Expediente

Editora Executiva:

Cinthia Meibach

Coordenadora de Conteúdo:

Ivonete Soares

Repórteres:

Andre Batista, Daniel Cruz, Débora Picelli, Jeane Vidal, Michele Roza, Rafaella Rizzo, Sabrina Marques, Rafaela Dias



E-mail para Contato: redacao@sp.universal.org.br

Telefone:(11) 2392-3372

Endereço Rua João Boemer, 254 - Brás, São Paulo

Cep: 03018-000

Free WordPress Themes, Free Android Games