Palestra “Namoro Blindado nas Escolas” auxilia jovens na adolescência

O projeto, da Universal, os ajuda nesta fase complexa da vida, cheia de inseguranças

Imagem de capa - Palestra “Namoro Blindado nas Escolas” auxilia jovens na adolescência

Neste mês de julho, a Universal comemora 41 anos de divulgação da Palavra de Deus. O sucesso desta trajetória vem de um trabalho intenso e contínuo que oferece auxílio espiritual e social ao alcance de toda a sociedade, inclusive dos jovens em diferentes faixas etárias.

A importância de falar sobre a vida amorosa e o namoro na adolescência é uma das principais motivações da palestra do livro “Namoro Blindado” nas escolas. O projeto almeja ajudar os jovens nesta fase complexa da vida, cheia de inseguranças, mas também de muita curiosidade e de descobertas.

A trajetória das palestras nas escolas

Desde o primeiro encontro realizado com os escritores e apresentadores do programa “The Love School – A Escola do Amor”, Renato e Cristiane Cardoso, no final de 2016, milhares de adolescentes vêm aprendendo a lidar com as expectativas, medos, dúvidas e qualquer assunto pertinente aos relacionamentos amorosos na juventude.

No ano seguinte, em 2017, a ideia ganhou ainda mais força e diversos convites advindos de escolas públicas e particulares, principalmente do estado de São Paulo, no sudeste brasileiro, convocaram a equipe da palestra para conversar com os jovens alunos. Abaixo, assista a uma matéria especial da época:

O projeto “Namoro Blindado nas Escolas” estabeleceu-se, então, como um espaço de diálogo com os adolescentes, especialmente entre 13 e 18 anos, das instituições educacionais do ensino fundamental e médio.

Projeto auxilia os jovens alunos

Muitos alunos que participam das palestras já estão em um relacionamento e alguns falam abertamente com pais e amigos sobre isso. Outros têm vergonha de assumir o compromisso ou namoram escondidos, e ainda têm aqueles que preferem estar solteiros e entendem que agora há outras prioridades na vida. Mas, praticamente todos têm uma preocupação em comum: o medo de errar e de se machucar em um relacionamento amoroso, seja agora ou no futuro.

É neste momento que entra o papel dos palestrantes do projeto do livro “Namoro Blindado” nas escolas, para auxiliar os jovens e seus questionamentos típicos da idade: “Como conquistar aquele menino, ou aquela menina, o chamado ‘crush’?”; “Qual a idade certa para começar a namorar?”; “Como vencer os ciúmes?”; “Como fazer com que o relacionamento se torne duradouro?”; entre tantas outras perguntas.

O Pastor Walber Barbosa e sua esposa Patrícia, palestrantes do projeto, respondem a essas e dezenas de outras dúvidas dos jovens durante os encontros nas escolas. Eles, que se conheceram quando ambos tinham 11 anos de idade, começaram a namorar aos 17 anos e casaram aos 21, usam a própria história para mostrar como é importante aprender sobre o amor inteligente e saber lidar com inseguranças próprias do namoro nesta fase.

“A adolescência é uma fase de muitas dúvidas, quando se começam relacionamentos amorosos e, muitas vezes, sem nenhuma referência positiva. É o que as palestras e o livro levam a esses jovens: uma referência sobre o que fazer antes e durante o namoro, um debate sobre a educação amorosa por meio do diálogo nas palestras e da leitura do livro”, afirma o Pastor.

O casal também explica que mesmo estando há muitos anos juntos – como amigos, namorados e casados –, todos os dias eles aprendem algo novo, porque o amor não chega de repente, ele é construído aos poucos e ambos têm responsabilidade sobre a felicidade no relacionamento.

No vídeo abaixo, você pode conferir uma palestra na íntegra, realizada recentemente em Praia Grande, município na Região Metropolitana da Baixada Santista, estado de São Paulo.

Neste ano de 2018, 158 escolas já receberam as palestras e mais de 43 mil estudantes foram atendidos em todo o País. É importante lembrar que, durante as palestras, cada adolescente recebe gratuitamente um exemplar do livro “Namoro Blindado – O Seu Relacionamento À Prova de Coração Partido”, de autoria do casal Renato e Cristiane Cardoso.

Palestra “Namoro Blindado” na sua escola

Você também pode solicitar a palestra “Namoro Blindado nas Escolas” em sua instituição de ensino. Envie um e-mail para eventos@namoroblindado.com e você será orientado a como proceder.

imagem do author
Colaborador

Por Michele Roza / Fotos: Cedidas