A importância do trabalho socioeducativo para os jovens em Porto Velho

Em 1 ano de trabalho, grupo Universal Socioeducativo já atendeu centenas de adolescentes na região

Imagem de capa - A importância do trabalho socioeducativo para os jovens em Porto Velho

A violência no Brasil atinge toda a população, mas, principalmente os jovens, quando se fala em taxa de homicídios. De acordo com o Atlas da Violência de 2018, produzido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), os homicídios representam quase 10% do total de mortes no País. O estudo aponta que entre 2006 e 2016, o número de assassinatos de jovens de 15 a 29 anos aumentou 23,3%. Sendo que o homicídio é a causa de 49,1% das mortes de jovens entre a faixa etária de 15 a 19 anos.
A importância do trabalho socioeducativo
O cenário atual do Brasil nos leva a assistir cada vez mais os jovens sucumbindo às dificuldades sociais e se envolvendo com o crime e o tráfico. Dos que não morrem precocemente, muitos vão parar nas instituições de atendimento e internação. Diante desta realidade o grupo Universal Socieducativo (USE) realiza um trabalho de extrema importância social.
Em Porto Velho, capital do estado de Rondônia, o trabalho do grupo existe há 1 ano. Cerca de 70 voluntários visitam semanalmente (de segunda a quinta-feira) a Unidade de Internação Masculina Provisória, onde jovens menores de idade são levados após serem apreendidos. Neste local, é analisado a periculosidade do ato e definido para qual centro socioeducativo o menor será encaminhado.
“O trabalho é de extrema importância, pois, para muitos desses jovens, somos a última esperança. Muitos deles não acreditam mais na recuperação e pensam que já não há mais perdão devido aos delitos cometidos por eles. Contudo, quando levamos uma palavra de fé, eles conseguem enxergar o valor real de cada um e, assim, passam a reagir diante dos seus problemas”, explica o Pastor Danilo Reis (na foto abaixo, ao lado da esposa Rosangela), responsável pelo trabalho do grupo em Porto Velho.
O trabalho dos voluntários do grupo
O trabalho dos voluntários é fundamental para o grupo. São eles que realizam as atividades junto aos jovens, por exemplo, os jogos esportivos e o cine-pipoca – que proporcionam não somente momentos de lazer, mas também de qualidade de vida aos adolescentes. Além disso, os voluntários levam auxílio espiritual, levando conforto e uma palavra de fé aos adolescentes.

A estudante e obreira Vivian Nilza Maria Aquino Neto (na foto acima, à direita), de 19 anos, voluntária do grupo socioeducativo há 10 meses, contou como é gratificante para ela poder fazer parte desta equipe.
“Considero fazer parte do grupo Socioeducativo como uma honra, um privilégio, pois, ao visitar os jovens e orar por eles e seus familiares, é como estar fazendo uma oferta para o próprio Deus. Dessa forma, estamos nos lembrando e demonstrando atitudes de amor para com o nosso próximo, como Jesus ensina, que devemos lembrar deles como se estivéssemos presos (Hebreus 13:3); essa palavra me incentiva a fazer algo pelos que estão encarcerados”, comentou Vivian.
Aproximadamente 800 jovens já foram atendidos na unidade desde o início dos trabalhos na região. Segundo o Pastor Danilo os resultados têm sido visíveis.
“Muitos mudaram o seu comportamento, já não pensam mais no crime e querem uma nova vida. Não demonstram isso só pelas palavras, mas com suas atitudes, pois, deixaram de ser agressivos a ponto de refletir sobre a rotina dentro da unidade. Os próprios agentes de segurança relatam isso para nós. Além disso, os familiares também são alcançados pelo trabalho do grupo tanto de amparo social como espiritual”, conclui o Pastor.
Universal Socioeducativo
O trabalho da Universal dentro das unidades para menores se intensificou em 2017. Durante 25 anos o programa foi desenvolvido no Rio de Janeiro e em São Paulo, e ao longo dos anos se expandiu para todos os estados brasileiros, Distrito Federal e para alguns países. Atualmente, as atividades desenvolvidas com os menores infratores são realizadas por 3 mil voluntários em 360 unidades socioeducativas das 476 existentes em todo o Brasil.
Seja um voluntário do grupo e leve a Palavra para quem tanto precisa. Encontre aqui o endereço de uma Universal mais próxima de você e se informe com um pastor.

imagem do author
Colaborador

Michele Roza / Fotos: Cedidas