Por que é importante ter uma boa noite de sono?

56% da população brasileira não tem horário fixo para dormir



Por Por Katherine Rivas / Arte: Eder Santos

Mesmo com o padrão atual de vida agitada, dormir bem ainda é um princípio fundamental para a regeneração das funções do cérebro. O córtex pré-frontal, que é a área do cérebro associada ao planejamento dos comportamentos e à expressão da personalidade, permanece mais ativo nas pessoas descansadas, o que torna o sono essencial para o bom funcionamento da mente.

Dormir bem também ajuda a prevenir doenças crônicas, melhorar o metabolismo e evitar distúrbios do sono. Segundo o neurologista Fábio Porto, do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP), um bom descanso é algo fundamental para o ser humano se manter vivo. “Não devemos pensar no sono como um luxo, mas como algo que faz parte da nossa vida.”

A empresa holandesa Royal Philips realizou uma pesquisa sobre problemas do sono, no primeiro trimestre de 2018, em 13 países, incluindo o Brasil. Segundo o levantamento, para 68% dos brasileiros o sono é um hábito capaz de afetar a saúde geral e o bem-estar. No entanto, só 44% da população tem horário fixo para dormir.

Entre os motivos que impactam o descanso dos brasileiros estão os distúrbios do sono, preocupações financeiras e de trabalho – os dois últimos encabeçam a lista no caso dos habitantes da América Latina. Outro fator é a hiperconectividade com os celulares e redes sociais, que afeta 75% da população.

Para o neurologista, hábitos errados são os grandes causadores da insônia. É a falta de higiene do sono. “A higiene se traduz em um conjunto de hábitos saudáveis que favorecem o sono”, explica.

Fábio diz que não existe receita para uma boa noite de sono. “Tudo depende da necessidade. Se você conseguir dormir quatro horas por dia e acordar sem sono no dia seguinte, ok. Mas, na maioria dos casos, isso não acontece.”

Em média, as pessoas jovens e adultas dormem entre sete e oito horas. Pessoas com mais de 60 anos dormem em média cinco a seis horas.

Consequências

Dormir mal é o gatilho para diversas doenças: pressão alta, ansiedade, infarto, derrame, doenças cardíacas, diabetes, envelhecimento precoce e dificuldade de concentração.

A privação de sono gera ganho de peso, risco de osteoporose e fraturas. Nossa capacidade de memória também é afetada. A insônia pode ser ainda sintoma de outras doenças, como depressão e alterações da tireoide.

Confira as dicas do neurologista.

Como dormir melhor e ter uma boa higiene de sono?

  • Crie o hábito de dormir e acordar sempre no mesmo horário
  • Evite sonecas de mais de 45 minutos durante o dia
  • Evite o consumo de bebidas estimulantes após às 18 horas, tais como café, chá-preto, chá mate, refrigerantes de cola ou guaraná
  • Pratique esportes, mas pare de fazer exercícios pelo menos 3 horas antes de dormir
  • Evite a proximidade com eletrônicos e celulares duas horas antes de dormir
  • Mantenha a tela do celular desligada, estes têm um espectro de luz azul que inibe a melatonina (hormônio do sono)
  • O quarto deve ser aconchegante, tranquilo e escuro
  • Evite o consumo de comidas pesadas e gordurosas antes de dormir

Fonte: Fábio Porto, Neurologista do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP)

ler mais
Reportar erro

comentários

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Por que é importante ter uma boa noite de sono?

[recaptcha]

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente


Fake news

Você sabe de alguma notícia falsa que tem circulado na internet sobre a igreja Universal? Relate aqui o caso que iremos trazer toda a verdade no site Mitos e Verdades

Formulário de Denúncia

[recaptcha]

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente


Expediente

Editora Executiva:

Cinthia Meibach

Coordenadora de Conteúdo:

Ivonete Soares

Repórteres:

Andre Batista, Daniel Cruz, Débora Picelli, Jeane Vidal, Michele Roza, Rafaella Rizzo, Sabrina Marques, Rafaela Dias



E-mail para Contato: redacao@sp.universal.org.br

Telefone:(11) 2392-3372

Endereço Rua João Boemer, 254 - Brás, São Paulo

Cep: 03018-000

Free WordPress Themes, Free Android Games