Escola do Amor Responde: Gerlane tem medo de se relacionar. E agora?

Saiba quais foram as explicações que os apresentadores, Renato e Cristiane Cardoso, deram à aluna

Imagem de capa - Escola do Amor Responde: Gerlane tem medo de se relacionar. E agora?

A aluna pernambucana, Gerlane, de 33 anos, entrou em contato com a Escola do Amor Responde para pedir ajuda, pois, segundo ela, sente medo de entrar em um novo relacionamento por conta de uma grande decepção vivida. Leia a seguir:

Aluna: Terminei um namoro em 2012, sofri muito, tive depressão e até pensei em não ter mais ninguém. O que começou como uma opção, virou medo. Quando um homem chega perto de mim com segundas intenções, choro e até me escondo. Nem paquero mais. Fui pesquisar isso na internet e descobri que era “filofobia”, ou seja, medo de amar. Também tenho uma outra complicação: “androfobia”, medo de homens. As pessoas me cobram porque estou sem ninguém e isso me entristece. Minha mente não sente falta disso, sei que isso não é normal. Sou evangélica; preciso de ajuda.

Cristiane: A primeira coisa que eu gostaria de falar é que o medo não combina com o Evangelho. Se você conhece a Bíblia, sabe que isso não vem de Deus, não tem nada a ver com a fé. Eu sei que você passou essa dificuldade, quando viveu uma decepção.

A nossa fé olha para o lado bom e os resultados positivos. Quando, por exemplo, um marido larga você, como olhar pela fé? Pense que Deus te livrou; se Ele permitiu que isso acontecesse é porque está te livrando de algo. Assim, Gerlane, eu vejo que o seu problema é espiritual.

Renato: Está escrito na Palavra de Deus que Ele é amor, quando eu perco a fé no amor ou tenho medo de amar e de me relacionar, é como se eu tivesse medo dEle, duvidando da Sua presença. Deus dá a você inteligência para tomar as atitudes, fazer as coisas de forma preventiva e, assim, não sofrer lá na frente.

Para que você não escolha um mau casamento, você tem que se lembrar que vai se casar com um ser humano que, assim como você, é falho e vai correr riscos. De qualquer forma, para viver você corre riscos. Estar vivo é um risco. Não existe isso de viver com medo. Por isso, temos que ter fé. Quem crê em Jesus, tudo se faz novo. O que você passou deve estar em sua memória, como uma coisa que você aprendeu e não dói mais.

Desde que você se prepare, você pode vencer o medo. Repare a sua fé e prepare-se aprendendo o amor inteligente, por meio das palestras da Terapia do Amor.

Ouça aqui o posdcast na íntegra.

Participe da Escola do Amor Responde, clicando aqui.

Renato e Cristiane Cardoso, apresentadores da Escola do Amor, exibido na Record TV, são autores dos livros Casamento Blindado e Namoro Blindado.

imagem do author
Colaborador

Da Redação / Foto: iStock