Curso de inglês oferecido pela Universal ajuda estrangeiro a se adaptar na Irlanda

País é um dos cinco que mais recebem estrangeiros para o aprendizado da Língua Inglesa

Imagem de capa - Curso de inglês oferecido pela Universal ajuda estrangeiro a se adaptar na Irlanda

A Universal da Irlanda acaba de lançar o programa social Quebrando Barreiras (Breaking the Barriers), que tem por objetivo ensinar, gratuitamente, o idioma falado no país – Inglês -para as pessoas de diferentes nacionalidades.

De acordo com Pastor Alexsandro Borges, idealizador da ação, a ideia surgiu a partir do programa Ler e Escrever, de alfabetização de jovens e adultos, que a Universal mantém em seis países: Brasil, Angola, El Salvador, México, Timor Leste e Venezuela.

“Nosso foco é ensinar o idioma do país ao estrangeiro, ajudando-o a se comunicar com maior facilidade e eficiência. Além de incentivá-los no conhecimento das leis do país, para que melhorem sua condição social, enquanto aqui estiverem”, explica o Pastor.

Inscrições abertas

Para se inscrever, o interessado deve acessar o website https://uckg.ie/free-conversation-classes/. Nele, o candidato faz seu cadastro. Em seguida, é escalado para uma entrevista e se torna aluno em uma das classes presenciais disponíveis em Dublin, capital do país.

As aulas da primeira turma começaram no dia 10 de junho e conta com 20 alunos, todos brasileiros. “São pessoas que deixaram a vida no Brasil para tentar uma chance no país europeu. Alguns têm visto de estudante, outros estão com visto temporário”, explica o Pastor Abraham Santos, responsável pelo curso.

Aprimorando o idioma

Estudos apontam que o país está entre os cinco que mais recebem estrangeiros, a fim de aprimorar o Inglês, juntamente com Reino Unido, Estados Unidos, Austrália e Canadá.

Em 2014, o Brasil foi o responsável por 12% do total de solicitações de permissões de vistos temporários para entrar na Irlanda, contabilizando 95 mil pedidos, de acordo com o Serviço de Imigração e Naturalização Irlandês (Irish Naturalisation and Imigration Service).

“Outro fator que explica o aumento do número de estrangeiros na Irlanda, foi o anúncio da saída do Reino Unido da União Europeia, em junho de 2016”, lembra o Pastor Abraham. A saída está prevista para 29 de março de 2019, de acordo com a primeira-ministra britânica, Theresa May.

Quebrando Barreiras é referência de qualidade

A estudante carioca Juliana Viana, de 27 anos, (foto ao lado) revela que se surpreendeu com o curso oferecido pelo programa social Quebrando Barreiras. “Era tudo o que eu esperava. O professor focou em conversação, deu abertura no diálogo com os alunos e isso que me deixou muito mais segura”, declara.

Juliana conta que investiu no aprendizado do inglês quando ainda estava no Brasil, porém, chegando à Irlanda, passou a enfrentar inúmeras dificuldades para se comunicar e também financeiras.

“Aqui a realidade é outra. É preciso entender rapidamente o que te falam e ter a segurança para conseguir se comunicar no dia-a-dia, além de ter dinheiro para aprimorar a língua”, relata. Segundo Juliana, o que se aprende enquanto se está no Brasil, não basta. Para ela, o curso oferecido pelo programa social da Universal foi a saída, não apenas para ela, mas para outros colegas de classe.

Outros programas sociais desenvolvidos pela Universal no país

Na Irlanda, a Universal também oferece apoio aos idosos e seus familiares (programa social Calebe), aos jovens (FJU), à população de rua (Anjos da Madrugada), aos dependentes e viciados (Vício Tem Cura).

Ao redor do mundo, mais de 11 milhões de pessoas foram beneficiadas em 82 países, no ano passado, com outros nove programas que promovem ressocialização de presos e menores em conflito com a lei, apoio a mulheres vítimas de violência doméstica e abusos, ajuda a comunidades carentes, apoio aos pais na educação dos filhos, além de cursos profissionalizantes e apoio a pacientes em hospitais e policiais.

imagem do author
Colaborador

Da Redação / Foto: Reprodução R7