Você tem sido uma mulher inspiradora?

Entenda o que é preciso para estar motivada e incentivar o parceiro

Imagem de capa - Você tem sido uma mulher inspiradora?

Um estudo da Universidade de Edimburgo, na Escócia, mostrou que é comum que homens e mulheres mudem seus hábitos depois do casamento, o que pode impactar diretamente no ganho de peso, especialmente das mulheres.

Cerca de 20 mil pessoas foram analisadas durante a pesquisa e o resultado indicou que a convivência com o parceiro pode interferir na alimentação, independentemente do tipo físico de cada um. Ou seja, se o homem tem hábitos ruins, pode influenciar a mulher, que, muitas vezes, sem se dar conta, passa a fazer o mesmo que ele.

Mas, por outro lado, de acordo com o estudo, juntos, os dois também conseguem influenciar de forma positiva um ao outro.

Hábitos saudáveis

Para que isso aconteça, é necessário que um dos dois dê o primeiro passo e busque uma mudança de comportamento.

Como essa página é voltada ao público feminino, que tal você, mulher, dar o primeiro passo? Você pode incentivar seu parceiro a ter hábitos saudáveis e juntos cuidarem não apenas da saúde, mas também de outros pontos que precisam ser “ajustados” na vida do casal.

Para a psicoterapeuta e coach Gaya Machado, “a motivação é interna e pessoal, mas o que fazemos fala mais alto do que quando falamos. A nossa transformação é mostrada por meio de nossos atos e isso pode impactar o companheiro”, comenta a especialista, que ainda explica que não podemos culpar o outro por algo que nós escolhemos fazer, mesmo que tenhamos sido influenciados por ele.

Como fazer?

A coach diz que a mudança surge a partir da insatisfação, de querer deixar os hábitos ruins. É necessário ainda ter força de vontade e traçar novos planos e metas, sem mudanças drásticas, que com o tempo podem desestimular a mulher. A maioria das pessoas não sabe mas possui uma cota de força de vontade por dia, como se fosse aquele nível de bateria, que, depois de usada, precisa ser recarregada.

Para que a mulher comece a se motivar e inspirar o parceiro, separamos três dicas básicas para o desenvolvimento de novas rotinas.

Primeiro passo

Gaya Machado acredita que a mulher precisa ter uma “insatisfação positiva”. Para começar a mudar, é necessário estar insatisfeita com a rotina e com a vida que está levando. Se a mulher não está incomodada com o peso nem com o que acontece no seu dia a dia, será impossível aplicar as mudanças e ver os resultados. “Esteja determinada a fazer tudo de modo diferente. Comece por você”, comenta.

Segundo passo

Busque alternativas para essas mudanças. Se o problema é o excesso de peso, você não pode comprar ou ter em casa coisas que contribuam para uma má alimentação. Uma das dicas para transformar um hábito negativo em positivo é trocá-lo. “Se o lazer de vocês é sempre almoçar em um lugar diferente e em restaurantes com comidas calóricas, substitua-o por um passeio ao ar livre em que possam fazer uma refeição mais leve ou por outra atividade”, diz.

Terceiro passo

Ninguém muda radicalmente. Trace e siga uma estratégia, aos poucos, sem se cobrar tanto. “Se a pessoa for muito radical em mudar sua rotina ou comportamento, uma hora pode voltar para os hábitos antigos, por ter sido drástica demais”, alerta a especialista.

imagem do author
Colaborador

Por Maiara Máximo / Foto: Fotolia