Universal da Guatemala soma esforços para ajudar desabrigados

A erupção do Vulcão de Fogo afetou 1,7 milhão de pessoas. Os alojados em albergues já passam de 4 mil

Imagem de capa - Universal da Guatemala soma esforços para ajudar desabrigados

Guatemala, país da América Central, com população estimada em mais de 16 milhões de pessoas, passa por umas das piores tragédias naturais que já enfrentou. No dia 3 de junho, a costa sul do país foi atingida por lava, pedras e lama ferventes expelidas na erupção do Vulcão de Fogo.

Na região dos departamentos de Escuintla, Sacatepéquez e Chimaltenango, onde está situada a montanha, a lava e as cinzas soterraram comunidades inteiras. Entre os feridos há dezenas de adultos e crianças com queimaduras, principalmente nos pés.

Depois da primeira erupção, ainda ocorreram novos deslocamentos de lava e fluxo piroclástico (mistura de gás com matéria vulcânica, cinzas e fragmentos de rocha, que podem atingir a velocidade de até 160 km por hora) nas redondezas do vulcão, o que levou à retirada urgente de socorristas, policiais e jornalistas do local.

Segundo as autoridades locais, a erupção afetou 1,7 milhão de pessoas. Até o fechamento desta edição, foram contabilizados 110 mortos e ao menos 200 desaparecidos. Cerca de 12.400 pessoas foram retiradas de suas casas e o número de alojados em albergues já passa de 4 mil.

O auxílio às vítimas

Milhares de pessoas perderam tudo e estão em albergues improvisados, onde necessitam de todo tipo de suprimentos. Diante disso, a Universal na Guatemala está realizando um intenso trabalho de arrecadação de materiais de primeira necessidade para os desabrigados. “A Universal traz em si um gigantesco espírito solidário, que é o mesmo Espírito do nosso Deus. Desde o primeiro dia, estamos movimentando todas as 23 Igrejas do país para auxiliar os desabrigados e parentes de desaparecidos”, disse o Bispo Jean Carturani, responsável pelo trabalho no país.

Foram doados alimentos não perecíveis, remédios, água mineral, papel higiênico, escova e pasta de dente, fraldas, lenços umedecidos, mantas, calçados e roupas em geral. “Os grupos de evangelização, os obreiros, os pastores e os membros estão mobilizados nessa missão. Os pastores de cada região estão fazendo o apelo em suas Igrejas e estamos usando também as redes sociais para mobilizar e arrecadar as doações”, explicou.

As doações estão sendo entregues em pontos de coleta de todo o país. Bispo, pastores, esposas e voluntários dos grupos da Universal acompanham o trabalho de perto, entregando os materiais arrecadados e visitando albergues. Eles estiveram no centro de coleta da cidade de Escuintla, na região onde está localizado o vulcão.

O vulcão

O Vulcão de Fogo tem 3.763 metros de altura. Segundo autoridades do Instituto de Sismologia da Guatemala, ele não se comportava com tamanha agressividade desde 1974. Ele já havia entrado em erupção em janeiro deste ano, mas, na época, não fez vítimas.

imagem do author
Colaborador

Por Michele Roza / Fotos: Cedidas e Euters