A nobre missão da Folha Universal

O jornal tem levado motivação para muitas pessoas que buscam a transformação de suas vidas. Conheça a história de quem encontrou fé, amor, esperança e vida com a leitura

Imagem de capa - A nobre missão da Folha Universal

A Folha Universal é uma das principais ferramentas de evangelização da Universal e leva palavras de conforto, alegria e esperança aos aflitos. Para o gestor e responsável pelo conteúdo do jornal, Cleber Nascimento, por meio do veículo, muitas pessoas conhecem o poder de Deus. “Nossa missão é nobre. É a de impactar e transformar a visão das pessoas. Por meio da leitura das matérias, elas são encorajadas a buscar a mudança de suas vidas”, diz. Foi o que aconteceu com Rossildes Santana da Silva, de 50 anos (foto a esq.), que conheceu a Folha Universal em 1994.

Na época, ela tinha vários problemas de saúde, como cistos no ovário, labirintite, anemia profunda, bronquite e dores na coluna. Depois de ler o depoimento de uma pessoa que havia sido curada de um câncer, ela passou a crer que também teria sua saúde restaurada. “Logo nas primeiras páginas, tinha essa matéria de alguém que havia sido desenganado pelos médicos. Então, corri convidar minhas irmãs e minha mãe para ir à Universal”, conta.

Após conhecer a Deus, ela foi curada de todos os problemas, além de ter outras áreas da vida restauradas. “Esse jornal foi um grande ponto de contato para que eu encontrasse o Senhor Jesus e fosse feliz de verdade”, atesta.

Hoje ela não mede esforços para repassar o jornal às pessoas oprimidas. “Eu o entrego a todos que tenho oportunidade, para que também consigam resolver seus problemas”, afirma.

Aos sofridos

Criada em 1992, no Rio de Janeiro, a Folha Universal começou pequena, com uma equipe de três pessoas. A tiragem era de 100 mil exemplares e a edição era composta de 12 páginas impressas em apenas duas cores.

Com o passar do tempo, o jornal foi se aprimorando e acompanhando o crescimento da Universal no Brasil e no mundo. O aumento da tiragem foi gradativo. Hoje, mais de 1,8 milhão de exemplares são distribuídos gratuitamente em qualquer lugar do País, como becos, comunidades, hospitais e presídios, por exemplo.

O carreteiro Antonio Farias Gomes, de 49 anos (foto a dir.), recebia o jornal semanalmente de voluntários da Universal enquanto esteve preso há quase 20 anos, na Casa de Detenção de São Paulo, o Carandiru.

Na época, ele não gostava da Universal por causa das fake news (notícias falsas) divulgadas pela mídia. “Eu tinha ódio do Bispo Macedo, mas quando eu abria o jornal para ler sempre tinha um texto escrito por ele. Eu virava a página e lia a matéria seguinte”, alega.

Com o passar do tempo, Antonio foi mudando seus pensamentos e, mesmo estando encarcerado, decidiu ter uma nova vida. “Comecei a ler as demais matérias e o Espírito Santo foi me mostrando o que eu deveria fazer para sair da prisão um homem transformado”, justifica.

Interação

A versão on-line da Folha Universal, disponibilizada pelo portal localhost.br, e as redes sociais, como Facebook e Instagram, permitem a interação com os leitores. Por meio das mensagens, publicadas em todas as edições na página 3, eles fazem comentários quanto aos conteúdos com os quais se identificaram, o que permite que o jornal se torne cada vez mais colaborativo.

É o caso do empresário Moisés Novaes Magalhães, de 47 anos (foto a esq.). Ele fez contato com a redação da Folha Universal recentemente, dizendo que aprendeu como deveria se relacionar na área amorosa após ter lido uma reportagem do jornal, publicada na edição 927, de 2010. “Eu não conhecia a Cibelle, hoje minha esposa. Foi através dessa reportagem que o Espírito Santo deu a direção para que eu a encontrasse e para cuidar dela. Tudo o que Ele falou pelo texto se cumpriu”, relatou em sua mensagem.

Ele ainda ressaltou que o jornal o ensinou a manter o casamento. “Deus me deu todas as orientações para ser feliz antes e durante o casamento. A Folha Universal é a Palavra do Altíssimo escrita para os que têm os olhos nEle”, acrescentou.

Diversidade

Além de trazer matérias sobre fé, eventos e ações sociais, a Folha Universal traz informações seculares destinadas a toda família.

Daiane Reis Glória, de 26 anos (foto a esq.), era uma leitora que gostava apenas das reportagens de interesse geral. Ela costumava pegar o jornal no portão de uma Universal próxima de sua casa, na pequena cidade de Porto Nacional, no interior do Tocantins, para poder acompanhar as notícias do Brasil e do mundo. “Eu e minha prima ficávamos de longe esperando o pastor sair da porta da igreja para pegarmos o jornal escondido e ele não nos convidar para as reuniões da Igreja”, relembra.

Com o passar do tempo, Daiane foi se interessando pelos textos que lhe traziam reflexões. “Deus foi falando comigo por meio dos testemunhos de pessoas que foram abençoadas e da palavra do Bispo Macedo”, reconhece.

Após alguns anos sofrendo de depressão e de conflitos internos, Daiane decidiu testar o que costumava ler naquelas páginas e procurou a Universal. Daquele dia em diante, ela passou a expressar a fé em Deus e, assim, obteve a paz interior.

imagem do author
Colaborador

Por Janaina Medeiros / Fotos: Fotolia, Demetrio Koch e Arquivo Pessoal