“A medicina trata, mas somente Deus cura”

Lucas Coquim passou a infância sofrendo com dores crônicas

Imagem de capa - “A medicina trata, mas somente Deus cura”

A auxiliar de escritório Rosálina Maria da Silva, de 49 anos, passou por momentos delicados por conta do problema de saúde do filho, o estudante Lucas Marques Coquim, hoje com 13 anos (foto abaixo). O garoto, aos 5 anos, começou a ter fortes crises de dor de cabeça e dores no braço esquerdo.

Rosálina ficou preocupada e logo levou o filho ao pediatra. “Na consulta, o problema foi tratado como virose. Isso aconteceu várias vezes, pois as crises eram constantes. Ele estava estudando e fui obrigada a tirá-lo da escola porque a professora sempre ligava para que eu fosse buscá-lo. Ele sempre passava mal em sala de aula”, explica.

Lucas se tornou uma criança triste. Rosálina recorda que o garoto chegava a ponto de desfalecer por causa da intensidade das dores e que não havia remédio que aliviasse as crises. “Em uma das idas ao hospital, um pediatra falou que aquilo não era normal. Ele o encaminhou para um neurologista e o especialista solicitou vários exames para verificar as funções vitais do cérebro de Lucas. Nenhum exame constatava o que ele tinha.”

Os sintomas continuaram e o médico explicou que o quadro apresentado indicava que Lucas sofria de enxaqueca crônica, um problema que não tinha cura, apenas tratamento para amenizar as dores.

Na ocasião, o especialista receitou um medicamento de uso contínuo para evitar possíveis convulsões, que poderiam acontecer durante as crises.

A batalha de uma mãe

A mãe de Lucas não aceitou o diagnóstico do médico. Rosálina, que já frequentava a Universal, conhecia o poder da fé e começou a lutar pela cura do filho nas reuniões da Igreja.

Aos poucos, Lucas foi apresentando uma melhora. Contudo, durante um ano, ele precisou ser medicado e passou por tratamentos, até o dia que algo chamou atenção de Rosálina. “Eu estava na Igreja quando Lucas desceu da Escola Bíblica Infantil (EBI) pálido. Percebi que era o começo de uma nova crise. Fiquei preocupada e estava saindo da Igreja para levá-lo ao médico quando um pastor me chamou”, relembra.

Rosálina disse que sempre buscava pelo filho e acreditava na cura, mas, nesse dia, o pastor colocou Lucas no Altar da Igreja e fez uma oração determinando que ele sairia dali totalmente curado. Foi o que aconteceu. “A partir daquele momento, meu filho ficou diferente. De lá para cá, nunca mais ele teve crises ou mesmo uma simples dor de cabeça. Depois disso, Lucas não precisou tomar mais nenhum tipo de medicamento. Ele estuda e tem uma vida normal, como qualquer criança. É um milagre.”

Lucas lembra bem o que passou. “Eu não podia brincar. Tudo o que eu comia me fazia mal e me fazia sentir muitas dores. Hoje eu como tudo que quero sem precisar me preocupar. Tenho uma vida normal e nunca mais senti nenhuma dor.”

Rosálina ainda afirma que foi a fé que mudou a história de Lucas, pois só ela sabe o que passou ao ver o filho pedir ajuda e não ter como socorrê-lo. “Eu não desmereço a medicina, ela trata, mas somente Deus cura.”

O que é enxaqueca crônica?

A enxaqueca é um tipo de cefaleia primária, que é marcada por episódios cíclicos, recorrentes, de dor de cabeça com características usualmente semelhantes. Segundo o neurologista Bruno Merlo Chaves, a enxaqueca crônica ocorre em 15 ou mais dias do mês durante três meses e os sintomas mais frequentes são dor de cabeça unilateral, latejante e pulsátil com duração entre 4 e 72 horas, que pode vir acompanhada de náuseas, vômitos, sensibilidade à luz, ao barulho e aos odores. O diagnóstico envolve avaliação do quadro clínico e exame físico e neurológico detalhado.

Reunião da Saúde restaurada

Direcionada a quem sofre com uma doença, dores ou problemas de saúde persistentes. Todas as terças-feiras, no Templo de Salomão ou em uma Universal mais próxima de você. Para saber os horários, acesse aqui.

* A Universal ensina a prática da fé espiritual associada ao tratamento médico recomendado a cada paciente

imagem do author
Colaborador

Por Maiara Máximo / Fotos: Marcelo Alves