Calebe promove ações de conscientização no mês do idoso

Grupo chama a atenção para a importância de combater abusos e reforçar a valorização da terceira idade

Imagem de capa - Calebe promove ações de conscientização no mês do idoso

O envelhecimento, para algumas pessoas, é encarado com leveza, pois elas recebem afeto de quem está ao redor. Para outras, no entanto, é algo ruim, pois repercute em limitações, doenças e até mesmo abusos. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), 16% dos cidadãos com mais de 60 anos sofrem algum tipo de abuso. Preocupada com esse cenário, a Universal tem desenvolvido várias atividades de lazer e inclusão para a terceira idade, por meio do grupo Calebe.

Neste mês, o grupo lança a campanha Fique Atento aos Sinais, com o intuito de alertar idosos que desconhecem os seus direitos ou se calam diante de abusos e agressões. Para isso, serão realizadas palestras e caminhadas pelo País.

O grupo, que existe no Brasil desde 2012, promove diversos projetos para elevar a autoestima e melhorar a saúde física e mental dos idosos, além de dar a eles apoio espiritual. “O grupo tem desempenhado o papel de auxiliador no processo de superar traumas e derrubar medos. É comum ouvir que eles são vítimas de rejeição, agressão física e verbal e há aqueles que sofrem abuso de poder econômico”, diz o Bispo Sergio Gonçalves, atual responsável pelo Calebe no Brasil.

Para o Bispo, um dos desafios é fazer com que os idosos reencontrem o seu valor. “Muitos se enxergam dispensáveis ou se sentem como um peso para a família e até mesmo para a Igreja. Temos projetos que os levam a reconhecer habilidades e a despertar talentos.”

Importante apoio

O dia 15 de junho foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. Por isso, este foi o mês escolhido para as ações de conscientização. “O Calebe assumiu o papel de oferecer o apoio do qual tanto necessitam”, completa o Bispo.

Pessoas com 50 anos ou mais podem fazer parte do grupo. Se você tem de 25 a 49 anos, pode ser um voluntário do Apoio. Confira mais detalhes na página do Facebook Grupo Calebe Universal ou pelo Instagram @calebebrasiloficial.

imagem do author
Colaborador

Por Michele Francisco / Fotos: Marcelo Alves