Você sabe o que é sinusite?

Muitos confundem com gripe, mas o tratamento e as consequências podem ser bem diferentes

Imagem de capa - Você sabe o que é sinusite?

Na maior parte do Brasil o inverno é a estação mais seca do ano. Assim, nos meses de junho, julho e agosto as doenças desencadeadas por poluição e variações constantes de temperatura costumam fazer mais vítimas.

Uma dessas doenças é a sinusite, caracterizada pela inflamação dos seios faciais. Ela pode ser causada por alergias, bactérias, fungos ou vírus e deve ser tratada tão logo percebida, para evitar grandes transtornos.

Os sintomas da sinusite são:

– Corrimento nasal espesso, quase sempre purulento;

– Perda do paladar ou do olfato;

– Cefaleia;

– Dor facial: em volta dos olhos, nos dentes superiores, nas maçãs do rosto;

– Dor de ouvido;

– Febre;

– Mau hálito;

– Obstrução nasal, principalmente à noite e no início da manhã;

– Tosse persistente.

Como muitos sintomas são parecidos com os de gripes e resfriados, algumas pessoas costumam confundir as doenças e dar menor importância à sinusite do que ela merece. Muitas chegam a se automedicar com xaropes, o que de maneira nenhuma é recomendado.

Consequências da sinusite mal curada

Uma sinusite não tratada adequadamente por levar infecção a outras partes do organismo, como os olhos e até mesmo o cérebro. Entre outras complicações, o não tratamento também pode fazer com que a sinusite desencadeie abcessos e tromboses.

Por isso é importante que a pessoa procure um médico especialista assim que os sintomas aparecerem. Sendo uma sinusite aguda (com sintomas mais intensos e duração menor) ou crônica (com sintomas mais leves, porém persistentes) o tratamento deve ser imediato.

Formas de tratamento

Somente o médico especialista poderá descrever a melhor maneira de tratar cada caso de sinusite. Em geral, os tratamentos podem contar com lavagem nasal, descongestionantes, expectorantes, mucolíticos, antibióticos, anti-histamínicos e corticoides.

imagem do author
Colaborador

Por Andre Batista / Imagem: iStock