Açúcar ou adoçante? Nenhum dos dois

Estudo revela que adoçantes artificiais são tão ruins quanto o açúcar refinado



Por Por Andre Batista / Imagem: iStock

Açúcar refinado pode fazer muito mal para a saúde. Por isso, muitas pessoas substituem esse açúcar por adoçantes artificiais. Todavia, um estudo intitulado “Why zero-calorie sweeteners can still lead to diabetes, obesity” (“Por que adoçantes zero calorias ainda podem levar a diabetes e obesidade”, em tradução literal), realizado por pesquisadores da Universidade Marquette (Estados Unidos), demonstra que os adoçantes podem ser tão prejudiciais à saúde quanto o açúcar refinado.

“Nos nossos estudos tanto o açúcar quanto o adoçante artificial apresentaram efeitos negativos ligados à obesidade e diabetes, embora através de mecanismos muito diferentes um do outro”, explica o líder do estudo, professor e doutor, Brian Hoffmann.

De acordo com ele, a substância adoçante encontrada em produtos como refrigerantes zero calorias são capazes de mudar a forma como o organismo percebe os sabores e interagem com o corpo: “Nós também observamos que substituir esses açúcares por adoçantes artificiais levam a mudanças negativas no metabolismo de gordura e energia”.

Ou seja: embora atuem de maneira diferente, tanto o açúcar refinado quanto o adoçante são capazes de conduzir as pessoas tanto à obesidade quanto à diabete.

“Se você consome cronicamente essas substâncias o risco de trazer consequências negativas para sua saúde aumenta muito”, conclui o doutor Hoffmann.

Lembre-se: para realizar qualquer mudança em sua dieta procure um profissional nutricionista. Ele saberá lhe orientar sobre as melhores maneiras de manter um organismo saudável por meio da alimentação.

ler mais
Reportar erro

comentários

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Açúcar ou adoçante? Nenhum dos dois

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente


Fake news

Você sabe de alguma notícia falsa que tem circulado na internet sobre a igreja Universal? Relate aqui o caso que iremos trazer toda a verdade no site Mitos e Verdades

Formulário de Denúncia

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente


Expediente

Editora Executiva:

Cinthia Meibach

Coordenadora de Conteúdo:

Ivonete Soares

Repórteres:

Andre Batista, Daniel Cruz, Débora Picelli, Jeane Vidal, Michele Roza, Rafaella Rizzo, Sabrina Marques, Rafaela Dias



E-mail para Contato: redacao@sp.universal.org.br

Telefone:(11) 2392-3372

Endereço Rua João Boemer, 254 - Brás, São Paulo

Cep: 03018-000

Free WordPress Themes, Free Android Games