Açúcar ou adoçante? Nenhum dos dois

Estudo revela que adoçantes artificiais são tão ruins quanto o açúcar refinado

Imagem de capa - Açúcar ou adoçante? Nenhum dos dois

Açúcar refinado pode fazer muito mal para a saúde. Por isso, muitas pessoas substituem esse açúcar por adoçantes artificiais. Todavia, um estudo intitulado “Why zero-calorie sweeteners can still lead to diabetes, obesity” (“Por que adoçantes zero calorias ainda podem levar a diabetes e obesidade”, em tradução literal), realizado por pesquisadores da Universidade Marquette (Estados Unidos), demonstra que os adoçantes podem ser tão prejudiciais à saúde quanto o açúcar refinado.

“Nos nossos estudos tanto o açúcar quanto o adoçante artificial apresentaram efeitos negativos ligados à obesidade e diabetes, embora através de mecanismos muito diferentes um do outro”, explica o líder do estudo, professor e doutor, Brian Hoffmann.

De acordo com ele, a substância adoçante encontrada em produtos como refrigerantes zero calorias são capazes de mudar a forma como o organismo percebe os sabores e interagem com o corpo: “Nós também observamos que substituir esses açúcares por adoçantes artificiais levam a mudanças negativas no metabolismo de gordura e energia”.

Ou seja: embora atuem de maneira diferente, tanto o açúcar refinado quanto o adoçante são capazes de conduzir as pessoas tanto à obesidade quanto à diabete.

“Se você consome cronicamente essas substâncias o risco de trazer consequências negativas para sua saúde aumenta muito”, conclui o doutor Hoffmann.

Lembre-se: para realizar qualquer mudança em sua dieta procure um profissional nutricionista. Ele saberá lhe orientar sobre as melhores maneiras de manter um organismo saudável por meio da alimentação.

imagem do author
Colaborador

Por Andre Batista / Imagem: iStock