Em abril, 50 batismos nas águas foram realizados em penitenciárias do Piauí e Alagoas

O grupo Universal nos Presídios avança a cada dia no objetivo de ganhar Almas

Imagem de capa - Em abril, 50 batismos nas águas foram realizados em penitenciárias do Piauí e Alagoas

O grupo Universal nos Presídios (UNP) segue intensificando o trabalho de evangelização nas penitenciárias de todo o País e, com isso, tem exercido um papel fundamental na recuperação e ressocialização da população carcerária.

Exemplo disso foi o batismo nas águas de 40 detentos que ocorreu no Presídio Misto de Parnaíba, município do estado do Piauí, fruto do trabalho que se iniciou há 8 meses na unidade.

O batismo foi realizado pelo Bispo Souza Alves, responsável pela UNP no estado, juntamente com o Pastor Elias de Souza Santos, encarregado pelo trabalho dentro da unidade.

O Bispo Souza destaca que muitas almas têm sido ganhas dentro do presídio, tanto dos internos quanto de seus familiares. “Temos pessoas que, nesse período de 8 meses, se batizaram dentro do presídio, ganharam a sua liberdade e hoje já são voluntários do grupo UNP”.

Contribuição para a sociedade

Ele destaca, ainda, o reconhecimento dos diretores do presídio e da Secretaria de Justiça e a satisfação demonstrada por eles ao verem o trabalho desenvolvendo, diminuindo o índice de criminalidade, de fuga, tentativas de homicídios e rebeliões em todas as unidades onde a UNP atua.

A princípio os voluntários da UNP tinham apenas um dia da semana para realizar o trabalho dentro do presídio. Hoje, ele é feito diariamente e em dois períodos – manhã e tarde.

Além desses 40 batismos realizados no início do mês de abril, mais 250 já estão programados para acontecerem na última semana de maio, quando será realizada a “Semana da entrega para o Senhor Jesus”.Assim também tem sido o trabalho da UNP no estado de Alagoas.

Também no mês de abril último 10 detentos do Presídio de Segurança Máxima do Agreste decidiram entregar a vida para o Senhor Jesus e se batizaram nas águas.

O trabalho dentro da unidade começou em 2017 e a princípio era somente externo, devido à falta de voluntários, pois o local é muito distante da capital, Maceió. Hoje, porém, os quase mil reclusos já podem contar com a visita interna todas as terças-feiras e, aos sábados – que é o dia da visita – os voluntários fazem o trabalho externo com os familiares.

Nova vida

O batismo foi realizado pelo Pastor José Carlos dos Santos, responsável pela evangelização na unidade. Para conscientizar os detentos sobre o significado do batismo, o Pastor falou sobre a parábola do grão de trigo, citada no Evangelho de João 12.24.

Ele explicou que assim como o grão de trigo quando cai na terra precisa morrer para que dê fruto, assim acontece com o batismo nas águas. “Assim como a vida de uma pessoa se encerra com o sepultamento dela, o batismo significa a morte do seu eu, das suas vontades, de sua vida velha, para que então uma nova vida nasça”, esclareceu o Pastor José.

“Nada a Perder” nos presídios

O Pastor Daniel Darley, responsável pela UNP do estado de Alagoas, declara que muitas barreiras têm sido vencidas, principalmente nos presídios de segurança máxima.

Ele destaca, também, o fato de que em todas as unidades prisionais do estado o filme “Nada a Perder” foi exibido. Na Penitenciária do Agreste, onde o batismo foi realizado, 140 internos assistiram ao longa, que se identificaram muito com a história de humilhação e perseguição do Bispo Edir Macedo.

“O trabalho tem tido o reconhecimento da Secretaria de Ressocialização, que tem nos apoiado em todas as ações dentro dos presídios. O trabalho tem avançado, está longe do que nós queremos ainda, mas estamos prosseguindo”, ressalta.

imagem do author
Colaborador

Por Jeane Vidal / Fotos: cedidas