“Meu marido engordou 30 quilos e isso está afetando nosso casamento”

Por Por Michele Francisco/ Foto: Fotolia

O início de uma vida a dois é recheado de sonhos e expectativas, mas algumas situações são excepcionais. É o caso da aluna do A Escola do Amor Responde dessa semana.

O marido dela engordou e a mudança física está afetando o relacionamento do casal. Os professores Renato e Cristiane Cardoso orientam a aluna sobre o que é melhor fazer nessa situação. Acompanhe.

Aluna – Sou casada há 7 anos e, nesse período, meu marido engordou 30 quilos. Isso está afetando muito o nosso relacionamento. Ele fala que vai mudar, mas não toma nenhuma atitude. Gostaria de saber como posso ajudá-lo, mas quero fazer isso de uma maneira que ele não fique constrangido.

Renato – Aluna, você precisa entender que pode estar diante de duas situações: talvez ele reconheça que está com sobrepeso e deseje voltar ao peso ideal; ou talvez ele até concorde com você, mas não está nem aí para isso, não reconhece que precisa mudar. Eu não sei qual das duas é a sua situação. Mas, se seu marido reconhece e não está conseguindo perder peso, é mais fácil de resolver. Basta você ir junto com ele em um(a) especialista, um(a) nutricionista ou um(a) endocrinologista. Dessa forma, ele vai ter ajuda e não vai apenas confiar na força de vontade dele, visto que isso não está funcionando.

O profissional irá orientá-lo sobre o que ele tem que fazer e, a partir daí, ele vai precisar apenas seguir, obedecer o que o especialista indicou. É mais fácil quando recebemos uma direção eficaz, uma direção detalhada do que precisamos, do que temos que fazer, que simplesmente confiar em si mesmo. A verdade é que todos nós sabemos do que precisamos, mas, às vezes, temos que ouvir de alguém que nos dê uma receita.

Cristiane – O seu esposo precisa entender que o profissional poderá pedir exames e avaliar porque ele está e chegou nessa situação. Ele pode ter um problema hormonal e precisar de medicamento, enfim, é importante ter esse acompanhamento.

Agora, se seu marido não reconhece que precisa de ajuda, que precisa emagrecer, aí já é um problema maior, que ele não está se enxergando, somente você.

Renato – O problema pode ser maior que o sobrepeso, pode ser de depressão, ansiedade, estresse. Fica difícil para nós dizermos para você uma solução pré-fabricada, porque nós não sabemos qual é a situação em que ele se encontra. Mas, uma maneira de você abordar seu marido é dizer para ele, com toda a sinceridade, que o sobrepeso dele está lhe incomodando, que a sua preocupação não é somente por causa da aparência dele ou do relacionamento, mas que você se preocupa com a saúde dele. Pode dizer ainda que você não tem a intenção de humilhar ou rebaixar ele, mas que está dizendo isso porque o ama. Pode ser que ele reaja a essa conversa, mas se ele está em depressão, isso não vai ajudar muito.

Se o caso dele for a depressão, é preciso resolver esse problema primeiro. Então, você precisa de uma ajuda profissional, mais profunda, mais apurada. Sem mais detalhes do caso, é difícil darmos uma orientação única e precisa.

Se o caso dele for apenas de não se alimentar de forma balanceada, saudável, e for você quem prepara a comida dele, você pode ajudar dessa forma. Procure fazer refeições mais saudáveis, que ele goste e que o ajude nessa questão. Se ele gosta de jogar um futebol, você pode incentivá-lo a praticar o esporte ou andar de bicicleta junto com ele, fazer uma caminhada. Você pode ser parceira dele nesse sentido.

Aluna, você tem inúmeras formas de lidar com isso, mas cada pessoa é diferente e vivencia situações diferentes. É necessário avaliar qual é o caso do seu marido e o que ele precisa para lidar com esse problema.

A Escola do Amor Responde

Diariamente, Renato e Cristiane Cardoso esclarecem dúvidas sobre a vida amorosa. Se você deseja ouvir os podcasts com os programas apresentados por eles, acesse blogs.universal.org/renatocardoso/escola/

ler mais
Reportar erro

comentários

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

“Meu marido engordou 30 quilos e isso está afetando nosso casamento”

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente


Fake news

Você sabe de alguma notícia falsa que tem circulado na internet sobre a igreja Universal? Relate aqui o caso que iremos trazer toda a verdade no site Mitos e Verdades

Formulário de Denúncia

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente


Expediente

Editora Executiva:

Cinthia Meibach

Coordenadora de Conteúdo:

Ivonete Soares

Repórteres:

Andre Batista, Daniel Cruz, Débora Picelli, Jeane Vidal, Michele Roza, Rafaella Rizzo, Sabrina Marques, Rafaela Dias



E-mail para Contato: redacao@sp.universal.org.br

Telefone:(11) 2392-3372

Endereço Rua João Boemer, 254 - Brás, São Paulo

Cep: 03018-000

Free WordPress Themes, Free Android Games