A grandeza da humildade

Entenda a importância de ter essa virtude e saiba o que fazer para usá-la no dia a dia

Por Janaina Medeiros / Fotos: Fotolia

Ser humilde nos dias atuais não é uma tarefa fácil. Afinal, vivemos em uma sociedade onde somos incentivados à competição e ao individualismo. Cada vez mais as pessoas tentam sobrepor suas opiniões às das outras e demonstram seu orgulho em relação ao que pensam.

Contudo, a humildade é necessária no nosso dia a dia. Quando somos humildes de espírito, evitamos conflitos no trabalho, na escola, no trânsito e na família e, assim, alcançamos paz interior e respeito com os outros.

Além disso, a humildade é a base do caráter de Deus e está diretamente ligada à Salvação da alma, como avisou o Senhor Jesus logo no início do seu ministério terreno: “Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o Reino dos Céus.” (Mateus 5.3).

Em seu blog, o Bispo Edir Macedo explicou como a pessoa tem de ser humilde para ser salva por Jesus. “A porta de entrada para o Reino dos Céus é a humildade. Por isso, a pessoa deve ser humilde para aceitar crer em um Deus invisível, que não se sente, não se pega, e, assim, ter acesso a esse Deus infinito e invisível. Ela tem que ter humildade para reconhecer que Ele existe e Se torna galardoador dos que O buscam.”

Ele acrescentou que a humildade não está ligada à personalidade da pessoa, tampouco à área financeira. “Não tem a ver com reconhecimento. A humildade não está relacionada à condição socioeconômica. A humildade é de espírito, uma humildade interior, íntima, que é uma coisa pessoal.”

Trata-se de uma virtude tão importante que o próprio Senhor Jesus não apenas ensinou sobre o assunto, mas deixou o Seu exemplo. Na última noite de Sua vida na Terra, Ele exerceu um dos maiores gestos de humildade. Durante a ceia, Ele Se levantou, pôs de lado a Sua veste exterior, amarrou uma toalha na cintura, colocou água em uma bacia e, na condição de servo, lavou os pés de todos os Seus apóstolos.

Em seguida, Ele explicou: “Sabeis o que vos tenho feito? Se eu, embora Senhor e Instrutor, lavei os vossos pés, vós também deveis lavar os pés uns dos outros. Pois estabeleci o modelo para vós, a fim de que, assim como eu vos fiz, vós também façais.” (João, 13.12-15).

A partir daquela situação, ficaria gravada na mente dos apóstolos e registrado na Bíblia Sagrada uma grande lição que incentivaria a todos a serem humildes.

Longe do orgulho

Se a humildade é uma das virtudes mais importantes para se chegar até Deus, todo cristão precisa exercê-la no seu dia a dia para alcançar as bênçãos. “Nenhum orgulhoso, arrogante, prepotente, autoritário, opressor ou tirano tem vez diante do Todo-Poderoso. Por que muitos têm tido fé em Deus e não têm alcançado Seus favores? Porque a fé desses muitos não combina com sua arrogância, muito menos com o orgulho”, enfatizou o Bispo Macedo.

Quando a pessoa é batizada com o Espírito Santo, essa virtude nasce naturalmente em sua maneira de agir. O problema é que muitas pessoas que se consideram servas de Deus, por algum motivo, se tornaram arrogantes e orgulhosas. “Conhecemos muitos homens e mulheres que um dia foram um expoente nas mãos de Deus, líderes que faziam a diferença e que ganharam muitas almas nesse mundo, e caíram, porque não vigiaram e deixaram o orgulho entrar no coração, ou porque nunca haviam nascido de Deus”, alertou.

É preciso esforço para aparentar uma humildade que, no íntimo, não existe. “Não há como uma pessoa esconder seu orgulho. Ela consegue forçar uma humildade por um, dois, três tempos, mas não por todo o tempo. Chega um momento em que isso acaba se manifestando, de uma forma ou de outra, na carne”, frisou.

Cada um precisa refletir sobre suas atitudes no que diz respeito ao relacionamento com as pessoas que o cercam, independentemente da posição social ou dentro da Igreja. Isso é necessário para verificar se você está realmente exercendo a humildade. “A pergunta que devemos fazer a nós mesmos é: Que cheiro temos exalado no ambiente onde vivemos? O perfume de Cristo ou o odor fétido da carne?”, indagou o Bispo.

Portanto, procure sempre escolher ser humilde diante das pessoas ao seu redor. Certamente, estará mostrando ao mundo que tem uma das principais características de Deus dentro de você e, com isso, desfrutará de relacionamentos mais ricos e valiosos e viverá menos situações de conflitos.

ler mais
Reportar erro

comentários

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

A grandeza da humildade

[recaptcha]

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente


Fake news

Você sabe de alguma notícia falsa que tem circulado na internet sobre a igreja Universal? Relate aqui o caso que iremos trazer toda a verdade no site Mitos e Verdades

Formulário de Denúncia

[recaptcha]

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente


Expediente

Editora Executiva:

Cinthia Meibach

Coordenadora de Conteúdo:

Ivonete Soares

Repórteres:

Andre Batista, Daniel Cruz, Débora Picelli, Jeane Vidal, Michele Roza, Rafaella Rizzo, Sabrina Marques, Rafaela Dias



E-mail para Contato: redacao@sp.universal.org.br

Telefone:(11) 2392-3372

Endereço Rua João Boemer, 254 - Brás, São Paulo

Cep: 03018-000

Free WordPress Themes, Free Android Games