A ambição de André Santero

O ator Sidney Sampaio fala sobre seu personagem na novela Apocalipse, da Record TV

Imagem de capa - A ambição de André Santero

O público que acompanha a novela Apocalipse, da RecordTV, tem conferido um dos momentos mais aguardados da trama, a ascensão do anticristo Ricardo Montana, papel vivido pelo ator Sérgio Marone, e que desperta um certo ódio nos espectadores, afinal, o personagem é o “próprio demônio” na Terra.

Mas não é somente Ricardo que desperta a ira do público. O personagem André Santero, vivido pelo ator Sidney Sampaio, é o retrato nítido da ambição e do mau caráter, sem escrúpulos para alcançar aquilo que deseja.

André é brasileiro, mas nasceu nos Estados Unidos, na época em que os pais foram morar no país para tentar uma vida melhor. O personagem não conviveu com o pai, Felipe Santero, papel do ator Jandir Ferrari, que entrou em coma quando André ainda era pequeno. A mãe, Sabrina Santero, personagem vivido pela atriz Flávia Monteiro, é uma mulher de fé e sempre esteve ao lado do pai, até que voltaram para o Brasil.

André acabou ficando sozinho nos EUA, pois tinha conseguido uma bolsa em uma faculdade de Nova York. Com o passar dos anos, ele conhece Benjamin Gudman, vivido por Igor Rickli. Juntos, eles passaram a desenvolver projetos e startups e viraram sócios em uma empresa de tecnologia.

André raramente visita os pais no Brasil e, aos poucos, se desliga da família. O jovem se tornou uma pessoa reservada e mesquinha. A inveja e o ressentimento que sente pelo amigo Benjamin acabaram corroendo tudo de bom que ele tinha. Nem quando o pai acorda do coma e a mãe é arrebatada, André cai em si. Ele só consegue pensar no poder.

É aí que André se alia ao anticristo Ricardo Montana e começa a fazer parte dos projetos para acabar com a humanidade, caso ela não se curve perante ao anticristo.

O oposto de Josué

Em entrevista exclusiva à Folha Universal, Sidney Sampaio falou mais sobre seu personagem, um vilão, diferente de Josué, papel que interpretou em A Terra Prometida, da RecordTV. Josué era um homem bom e cativou o público. “Tenho sentido a diferença de viver André. Eu, que já estava acostumado com Josué, que era um personagem muito querido pelo público, agora me deparo com os telespectadores me odiando, mas, claro, isso com bom humor. Nosso papel como ator é despertar isso no público (risos).”

Sidney explica o perfil de seu personagem e os traumas que passou, tudo o que o fez ser quem é hoje. “O André é um grande oportunista, ambicioso e não mede as consequências para chegar no lugar que deseja. Ele veio de uma origem muito humilde e sofrida, e acabou crescendo sozinho. Ele aprendeu a ser individualista. Faltou a presença e os valores da família. Ele foi solto no mundo”.

O ator diz que seu personagem enxerga em Ricardo Montana uma fonte de poder e dinheiro. “O André quer manter o emprego dele, ele não vê Ricardo como um deus, mas como alguém que irá proporcionar oportunidades para ele. É o famoso puxa saco”.

Questionado sobre a possibilidade de André se redimir até o final da novela, Sidney adianta: “Eu acreditava na redenção do André, mas depois de algumas cenas gravadas, que ainda não foram ao ar e em breve o público vai acompanhar, eu passei a duvidar dessa mudança”.

A fé

Quando o assunto é fé, Sidney ressalta que para seu personagem o dinheiro é sua maior segurança e crença. Já para o ator, a fé é a certeza de que existe alguém olhando por nós.

As diferenças

Uma das inúmeras diferenças dele e seu personagem é a de não ser um oportunista. “Sou legítimo, mas fui aprendendo a controlar a franqueza, pois nem todos estão preparados para ouvir as verdades. Como André, eu também corro atrás do que quero, mas não com ambição, apenas com esforço”, comenta o ator.

A novela

Muitas surpresas vêm por aí. A novela está quase no fim, mas ainda tem muita história para contar. Então, não perca Apocalipse, de segunda a sexta, na tela da RecordTV, às 20h45.

imagem do author
Colaborador

Por Maiara Máximo / Foto: Munir Chatack e Divulgação