Uso do celular no trânsito mata uma média de 150 pessoas por dia no Brasil

Essa é a terceira maior causa de morte no país, atrás apenas do excesso de velocidade e do consumo de bebidas alcoólicas. Saiba mais

Imagem de capa - Uso do celular no trânsito mata uma média de 150 pessoas por dia no Brasil

Menosprezada por boa parte dos brasileiros, a utilização indevida do celular durante a direção é a terceira maior causa de morte no trânsito do Brasil, atrás apenas do excesso de velocidade e do consumo de bebidas alcoólicas.

De acordo com a Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet), uma média de 150 pessoas morrem todos os dias em decorrência de acidentes causados porque o motorista estava utilizando o celular. Por ano são quase 54 mil mortes.

Nem falar, nem digitar

Muitos acreditam que falar ao celular utilizando o viva-voz é mais seguro. Outros acreditam que o mais seguro é digitar ou mandar mensagens de áudio via aplicativos. Na verdade, ambos estão errados. O celular, independentemente da forma de uso, é uma distração muito perigosa para o motorista.

De acordo com os estudos da Abramet, o tempo de resposta de motoristas em condições normais é de 60 segundos. Já o tempo de reação daqueles que estão utilizando o celular chega a 74 segundos, o que aumenta em três vezes as chances de provocar um acidente ou ser incapaz de evitá-lo.

Isso acontece porque quem desvia sua atenção para o celular perde quase totalmente a visão periférica. Além disso, em situações de emergência o cérebro demora muito para entender que precisa esquecer a mensagem do celular e se concentrar no que acontece na rua. Dessa maneira, ações como frenagem rápida são quase impossíveis.

Em suma, a falta de concentração que um celular provoca no motorista é maior do que a que acomete um motorista que ingeriu bebidas alcoólicas. Portanto, se for dirigir, desligue o celular.

imagem do author
Colaborador

Por Andre Batista / Imagem: Fotolia