Uma das piores coisas que você pode fazer para seus filhos

Entenda por que é tão ruim brigar na frente das crianças

Imagem de capa - Uma das piores coisas que você pode fazer para seus filhos

Não é raro ver cônjuges brigando entre si, gritando um com outro e até mesmo se ofendendo. Infelizmente, também não é raro que isso aconteça na frente dos filhos, crianças que carregarão por muito tempo as impressões negativas desses momentos de desamor em família.

De acordo com um estudo publicado no Journal of Social and Personal Relationships, revista acadêmica especializada em relacionamentos, mesmo os menores conflitos conjugais podem causar danos nas emoções dos filhos, especialmente em crianças que demonstram traços de timidez.

A terapeuta de casais Denise de Figueiredo explica que existem diversos reflexos negativos em crianças que presenciam brigas entre seus pais: “Dependendo da criança e do momento de vida, ela pode imaginar que a culpa é dela ou ainda que ela desapontou os pais. Embora, até os cincos anos isso seja mais comum, isso pode acontecer em qualquer fase da infância ou da adolescência. Assim, os pais devem ficar atentos e evitar brigas na frente dos filhos sempre”.

Outro problema grave é a reprodução do comportamento agressivo. Ao perceber que os pais gritam e brigam ao se depararem com problemas, os pequenos farão a mesma coisa.

“Por isso, os casais precisam ficar atentos e descobrir novas maneiras de colocar as diferenças dentro de um casamento, que não seja pela explosão, pela violência, pela desqualificação um do outro. Mas que seja pela negociação para mostrar aos filhos que é possível e saudável ter diferença de opiniões e que uma relação saudável é aquela em que as diferenças são bem-vindas”, explica Denise.

Resolvendo os problemas

Embora seja fácil ver o problema, não é fácil resolvê-lo. Casais que se acostumaram a discutir agressivamente têm dificuldade em mudar esse comportamento, mesmo sabendo que isso é o melhor para os filhos.

A palestra Terapia do Amor, que acontece todas as quintas-feiras, na Universal, auxilia pessoas casadas a readequarem seu comportamento para construírem um relacionamento saudável, tanto para eles quanto para os filhos.

O escritor Renato Cardoso, autor do livro “Casamento Blindado 2.0 – O Seu Casamento à Prova de Divórcio”, explica que toda briga “cria um clima terrível para os filhos dentro de casa que impacta as crianças muito mais do que os pais imaginam”. E isso “mesmo quando o casal tem o cuidado de não brigar diretamente na frente dos filhos, briga por trás, mas não resolve. As brigas não resolvem nada e o clima é percebido pelas crianças, então tem o mesmo efeito”.

Por isso, é muito importante que esse vício seja eliminado imediatamente do lar. Se você e seu cônjuge passam por esse tipo de situação participe da Terapia do Amor e descubra como ter um casamento feliz.

Em São Paulo, a palestra acontece no Templo de Salomão, às 10h, 15h e, especialmente, às 20 horas, na Avenida Celso Garcia, 605, bairro do Brás, zona leste da capital paulista. Clique aqui e saiba onde a palestra acontece em outras localidades.

imagem do author
Colaborador

Por Andre Batista / Imagem: Fotolia