Vida com Deus

Na guerra espiritual, prevalece o que você alimenta mais: a carne ou o Espírito

Por Por Kelly Lopes/ Foto: Fotolia e Divulgação

Quando uma pessoa se converte ao Senhor Jesus, sepulta a velha natureza, abandonando os erros e pecados que outrora eram constantes. Inicia-se então uma nova vida e junto com ela uma batalha espiritual, que exige do cristão uma permanente vigilância para não voltar à prática das velhas obras, satisfazendo as vontades carnais.

Mas quais são as obras da carne e como vencer as tentações? Essas e outras questões são respondidas pelo Bispo Edir Macedo em seu livro As obras da carne e os Frutos do Espírito. O objetivo do autor é esclarecer o que são as obras da carne e os frutos do Espírito, ajudando o leitor a ter um caráter moldado por Deus.

No livro, o Bispo explica que é impossível o ser humano ter comunhão com Deus sem que antes tenha tido o seu caráter egocêntrico modificado com a atuação do Espírito de Deus, ao que diz: “Se desejamos ter o caráter do Senhor Jesus Cristo, precisamos do Seu Espírito, pois Ele, nesse ofício se empenha para formar em nós a imagem de Deus, que fora destruída desde a expulsão do homem do Jardim do Éden.”

As obras da carne são pontuadas com clareza no livro e podem ser identificadas na Bíblia, na carta de Paulo aos Gálatas, que diz:

Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam Gálatas 5.19-21

O ser humano tem o livre arbítrio. Assim, suas escolhas podem ser boas ou ruins. Segundo o Bispo, o Espírito Santo jamais impedirá a pessoa de produzir as obras da carne, mas sempre dará um alerta, guiando aqueles que são atentos a Sua voz. Como o Senhor Jesus alertou em sua palavra, em Mateus 26.41:

Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade está pronto, mas a carne é fraca Mateus 26.41:

Os Frutos do Espírito

Os frutos do Espírito trazem bênçãos e são: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Os nove aspectos são partes integrantes de um desenvolvimento espiritual, citado na Bíblia de forma singular como “o fruto” (Gálatas 5.22), e são uma consequência de entrega e submissão do cristão a Deus. Esse fruto não é produzido por méritos ou esforços de quem o possui, mas por uma participação mútua do Espírito Santo e da pessoa.

Somente pelos Frutos do Espírito o cristão consegue êxito na luta pela salvação e resiste às tentações e conflitos da vida terrena, ao que o Bispo afirma: “De fato, não existe conflito mais renhido do que aquele que o homem trava consigo mesmo para dominar os seus próprios instintos, não fosse a atuação do Espírito Santo na alma do homem cristão, este jamais conseguiria dominar a si mesmo”.

O Espírito Santo não impede que o cristão produza os frutos da carne, e não impõe ao ser humano a Sua Vontade a fim de que este produza fruto. É necessário que a pessoa alinhe sua vida à vontade de Deus para que Ele possa agir em seu interior. “É exatamente isso o que acontece com o cristão, quando morre para o mundo, para a sua própria vontade. Nascendo para Deus, o Espírito Santo lhe concede uma nova vida que o faz produzir Frutos de acordo com o seu novo caráter”, afirma.

ler mais
Reportar erro

comentários

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Vida com Deus

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente


Fake news

Você sabe de alguma notícia falsa que tem circulado na internet sobre a igreja Universal? Relate aqui o caso que iremos trazer toda a verdade no site Mitos e Verdades

Formulário de Denúncia

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente


Expediente

Editora Executiva:

Cinthia Meibach

Coordenadora de Conteúdo:

Ivonete Soares

Repórteres:

Andre Batista, Daniel Cruz, Débora Picelli, Jeane Vidal, Michele Roza, Rafaella Rizzo, Sabrina Marques, Rafaela Dias



E-mail para Contato: redacao@sp.universal.org.br

Telefone:(11) 2392-3372

Endereço Rua João Boemer, 254 - Brás, São Paulo

Cep: 03018-000

Free WordPress Themes, Free Android Games