Surto de sarampo atinge o Brasil

Gravidade do problema desperta a atenção da OMS



Por Por Andre Batista / Imagem: Fotolia

Entre janeiro e maio duas pessoas morreram no Brasil em decorrência do sarampo. Pelo menos outras 102 pessoas foram contaminadas com a doença e 289 casos estão sendo investigados. Esse é o maior surto de sarampo do país em anos, sendo que, em 2016, o Brasil havia erradicado a doença.

Em 2018, onze países americanos relataram casos de sarampo, sendo que o Brasil é o segundo mais preocupante, com 104 casos confirmados, atrás da Venezuela, com 904. Já na Europa o número de contagiados cresceu 400% no último ano.

Como é o contágio e como se prevenir

O sarampo é uma doença viral extremamente contagiosa. Ela é transmitida por secreções respiratórios ou bucais de quem já está contagiado. Ou seja: pode-se passar sarampo falando, espirrando, tossindo ou, simplesmente, respirando. O vírus ainda permanece vivo tempos após expelido, especialmente em locais fechados. Ou seja: utilizar o transporte público que um doente utilizou no dia anterior já é uma maneira de contágio.

A boa notícia é que a vacina contra o sarampo é extremamente eficaz e está disponível o ano inteiro por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Por fazer parte da carteira obrigatória de vacinação infantil a maioria dos brasileiros já foi vacinado. Quem ainda não foi pode se dirigir à unidade do SUS mais próxima de sua residência para ser imunizado.

Sintomas da doença

Os primeiros sintomas do sarampo são tosse persistente, irritação ocular, febre e corrimento nasal. Após esses sintomas, manchas avermelhadas aparecem no rosto e vão descendo progressivamente até os pés.

Casos mais graves da doença podem provocar diarreias, problemas nas vias respiratórias e infecções no encéfalo. Também estão relacionados a esses casos pneumonias, convulsões infecção nos ouvidos e lesão cerebral.

Nos casos de morte registrados no Brasil os enfermos já apresentavam outras doenças quando contraíram o sarampo, que é mais agressivo em imunodeficientes, gestantes e desnutridos.

A gravidade da doença exige tratamento imediato. Na presença dos sintomas, procure o médico.

ler mais
Reportar erro

comentários

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Surto de sarampo atinge o Brasil

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente


Fake news

Você sabe de alguma notícia falsa que tem circulado na internet sobre a igreja Universal? Relate aqui o caso que iremos trazer toda a verdade no site Mitos e Verdades

Formulário de Denúncia

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente


Expediente

Editora Executiva:

Cinthia Meibach

Coordenadora de Conteúdo:

Ivonete Soares

Repórteres:

Andre Batista, Daniel Cruz, Débora Picelli, Jeane Vidal, Michele Roza, Rafaella Rizzo, Sabrina Marques, Rafaela Dias



E-mail para Contato: redacao@sp.universal.org.br

Telefone:(11) 2392-3372

Endereço Rua João Boemer, 254 - Brás, São Paulo

Cep: 03018-000

Free WordPress Themes, Free Android Games