Escola do Amor Responde: “Vivíamos bem, agora, ele está me desprezando”

Saiba quais foram as dicas que Renato e Cristiane deram a aluna Regiane

Imagem de capa - Escola do Amor Responde: “Vivíamos bem, agora, ele está me desprezando”

O Escola do Amor Responde recebeu uma dúvida da aluna Regiane. Os apresentadores, Renato e Cristiane Cardoso, responderam a ela. Confira:

Aluna: Eu era casada há 18 anos e, de uma hora para outra, meu marido chegou em mim e disse que não queria mais, estava cansado e se sentindo sob pressão. Vivíamos bem, e nunca houve reclamação da parte dele, nem da minha. Agora, ele está me desprezando bastante e, mesmo assim, eu tento falar e correr atrás. Não sei se estou fazendo a coisa certa.

Renato: Normalmente, quando a pessoa fala que “estava tudo bem e de repente…”, não é que estava tudo bem. Na verdade, alguma coisa estava acontecendo por trás e os dois, ou um, não notou. O fato é que, quando algo está errado, os sinais estão presentes. E aí, chega a um ponto que explode, e a pessoa não entende o porquê.

Tem que prestar atenção no casamento, não há outra saída. O casamento, como qualquer outra coisa na vida, precisa de manutenção e atenção. Em primeiro lugar, você tem que tentar dar a abertura. Se ele se abrir, você já tem uma razão clara para trabalhar em você. Agora, se ele continuar lhe desprezando, você tem que procurar saber o motivo da atitude dele com outras pessoas, talvez uma irmã, a mãe, filha.

Além disso, você deve investir em si própria, independentemente do que ele vai fazer a respeito do casamento, você deve melhorar como pessoa. E, provavelmente, ele vai despertar para essa mudança e perceber que vai perder alguém melhor. Agora, enquanto isso, não mendigue a atenção dele.

Cristiane: Você tem que entender também que o seu marido, provavelmente, era aquele tipo de homem que não falava muito e que não era de compartilhar. É muito comum isso para um homem, não falar o que há de errado. Até porque, as poucas vezes que ele fala, a mulher não aceita muito bem. É claro que também há aqueles que a mulher tem que andar em ovos com ele. Mas, não é porque ele não reclama que não tem reclamações.

Por isso que as pessoas deveriam ter esse discernimento de não esperar o cônjuge reclamar. Elas deveriam ver como estão sendo como esposa e eles, como marido.

Talvez você seja a mesma pessoa há 18 anos. Você não se desenvolveu, não se tornou uma pessoa interessante e comete sempre os mesmos erros. Você tem que olhar para si mesma e ver o que pode mudar. As pessoas pensam que não tem como mudar, e isso é mentira.

Ouça aqui as orientações do casal, na íntegra.

Renato e Cristiane Cardoso são apresentadores do programa Escola do Amor, exibido na Record TV, e autores dos livros Casamento Blindado e Namoro Blindado. Participe do quadro Escola do Amor Responde pelo site EscoladoAmorResponde.com

imagem do author
Colaborador

Da Redação / Foto: Thinkstock