O que pode mudar uma mente criminosa

Acompanhe o que aconteceu na Unidade de Internação Dom Bosco, no Mato Grosso do Sul

Imagem de capa - O que pode mudar uma mente criminosa

Quantas histórias você já ouviu sobre jovens que, na maioria das vezes, ainda crianças e adolescentes, se deixaram levar por más companhias? Acredito que muitas, não é mesmo?

Alguns acabaram por se envolver com drogas, já outros quiseram ir mais além, chegando a cometer crimes. Mas, o que muitos deles não esperavam é que as consequências dessas atitudes pudessem levá-los para atrás das grades.

Infelizmente, essa é a realidade de milhares de jovens que vivem nas unidades socioeducativas do país. Dados divulgados pelo Anuário Brasileiro de Segurança Pública revelam que a quantidade de brasileiros menores de 18 anos em alguma Fundação Casa cresceu em média 10% nos últimos anos.

O número de adolescentes cumprindo “medida socioeducativa privativa de liberdade” chegou a 19,5 mil no Brasil em 2011 e 17,8 mil no ano anterior. Do total de jovens sob medida restritiva, 20 mil estão internados.

O crime mais praticado por esses jovens é o roubo, com 38% das ocorrências, seguido por tráfico de drogas, com 26,8%, e homicídios, 8,4%. Do total dos jovens apreendidos por semana, aproximadamente 35% têm a internação provisória estabelecida. Os outros 65% são liberados com alguma medida socioeducativa já aplicada.

Os adolescentes podem ficar internados provisoriamente quando praticam atos infracionais de violência ou cometem grave ameaça à pessoa ou ainda quando possuem histórico de envolvimento em infrações graves, como porte ilegal de arma e tráfico de drogas.

Mas, diante de todos estes dados, a pergunta que fica é a seguinte: como mudar uma mente criminosa?

A resposta está no trabalho que a Universal vem desenvolvendo há mais de 28 anos dentro dessas unidades. Desde o início até os dias atuais, voluntários do Universal Socioeducativo (USE) – cujo coordenador geral é o Pastor Ulisses Gomes -, tem levado Vida por meio da Palavra de Deus. E sim, muitos desses adolescentes têm suas mentes totalmente transformadas.

Exemplo disso foi que, recentemente, 11 jovens que cumprem medida socioeducativa na Unidade de Internação Dom Bosco, em Campo Grande, capital do estado de Mato Grosso do Sul, resolveram se batizar nas águas. A atitude desses jovens mostrou que somente a fé em Deus é capaz de mudar a vida de uma pessoa.

Para o Pastor Jones Novais, atual responsável pelo trabalho evangelístico dentro das unidades no estado, realizar ações nesses locais é desafiador.

“Estamos diante de jovens que praticaram atos infracionais no passado, é um desafio, pois eles têm que nos ver como base para a transformação”, comentou.

Acompanhe no vídeo abaixo essa ação especial na reportagem do programa Cidade Alerta, da Record TV do estado de Mato Grosso do Sul:

O trabalho do grupo Universal Socioeducativo (USE) é constante em inúmeros estados do País e em centenas de unidades para menores. Ele é realizado por voluntários da Universal e não se limita apenas aos internos, mas é levado também aos familiares deles.

Caso queira conhecer outras ações do USE, acesse e curta o perfil oficial do grupo no Facebook e veja o que os voluntários têm realizado em diversas partes do País.

imagem do author
Colaborador

Por Sabrina Marques / Fotos: Cedidas