Conta de luz mais cara no mês de maio

Menor incidência de chuvas implica na redução do volume nos reservatórios. Entenda e veja dicas de como economizar energia elétrica



Por Por Michele Roza (*) / Foto: Thinkstock

Neste mês de maio, a conta de luz fica mais cara. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) mudou a bandeira tarifária de verde para amarela, devido a menor incidência de chuvas, o que implica na redução do volume dos reservatórios das hidrelétricas do Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste do país.

Com isso, há a necessidade de se fazer uso da energia produzida pelas usinas termelétricas, que têm maior custo de produção. O valor cobrado com a alteração será de R$ 1 a cada 100 kilowatt hora (kWh) consumidos.

O sistema de bandeiras foi criado para informar aos consumidores os custos reais da geração de energia elétrica. O funcionamento é simples, com o uso das cores verde, amarela ou vermelha indica se haverá ou não acréscimo no valor da energia a ser repassada ao consumidor final. Veja abaixo:

Bandeira verde: condições favoráveis de geração de energia. A tarifa não sofre nenhum acréscimo;

Bandeira amarela: condições de geração menos favoráveis. A tarifa sofre acréscimo para cada quilowatt-hora (kWh) consumidos;

Bandeira vermelha – Patamar 1 ou 2: condições mais custosas de geração. A tarifa sofre acréscimo.

Está disponível também no site da Aneel um guia de “Perguntas e Respostas” para esclarecer as principais dúvidas dos consumidores.

Dicas de economia de energia elétrica

Enquanto isso, o consumidor pode seguir algumas dicas de economia para não sentir no bolso esses acréscimos. Entre os aparelhos elétricos que mais consomem energia estão:

Chuveiro elétrico – Tome banhos mais curtos, de até cinco minutos; selecione a temperatura morna no verão e nos dias mais amenos das outras estações.

Ar condicionado – Não deixe portas e janelas abertas em ambientes com ar condicionado; mantenha os filtros limpos; diminua ao máximo o tempo de utilização do aparelho e coloque cortinas nas janelas que recebem sol direto.

Geladeira – Deixe a porta aberta apenas o tempo que for necessário para retirar ou guardar um item; regule a temperatura interna; nunca coloque alimentos quentes dentro da geladeira; deixe espaço para ventilação na parte de trás do aparelho e não a utilize para secar panos; não forre as prateleiras; descongele periodicamente e verifique as borrachas de vedação regularmente.

Iluminação – Utilize iluminação natural ou lâmpadas econômicas e apague a luz ao sair de um cômodo; pinte o ambiente com cores claras.

Ferro de passar – Junte roupas para passar de uma só vez; separe as roupas por tipo e comece por aquelas que exigem menor temperatura; nunca deixe o ferro ligado enquanto faz outra coisa.

Aparelhos em “stand-by” – Retire os aparelhos da tomada quando possível ou durante longas ausências, principalmente nas férias.

Gostou desta informação? Então, compartilhe com amigos e familiares nas redes sociais.

(*) Com informações da Aneel

ler mais
Reportar erro

comentários

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Conta de luz mais cara no mês de maio

[recaptcha]

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente


Fake news

Você sabe de alguma notícia falsa que tem circulado na internet sobre a igreja Universal? Relate aqui o caso que iremos trazer toda a verdade no site Mitos e Verdades

Formulário de Denúncia

[recaptcha]

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente


Expediente

Editora Executiva:

Cinthia Meibach

Coordenadora de Conteúdo:

Ivonete Soares

Repórteres:

Andre Batista, Daniel Cruz, Débora Picelli, Jeane Vidal, Michele Roza, Rafaella Rizzo, Sabrina Marques, Rafaela Dias



E-mail para Contato: redacao@sp.universal.org.br

Telefone:(11) 2392-3372

Endereço Rua João Boemer, 254 - Brás, São Paulo

Cep: 03018-000

Free WordPress Themes, Free Android Games