“Será como um cartão-postal da nossa cidade”

O Piauí é um dos três Estados que aguardam a inauguração da primeira catedral local. Confira os detalhes da construção

Imagem de capa - “Será como um cartão-postal da nossa cidade”

uem passa pela Avenida João XXIII, 770, no Bairro dos Noivos, em Teresina, capital do Piauí, não consegue conter o olhar que segue em direção à construção que está sendo erguida no local. Trata-se da nova catedral da Universal, a primeira no Estado.

“Será como um cartão- postal da nossa cidade”, comenta o Bispo Josué Amorim dos Santos, que há 22 anos faz a Obra no Altar. Embora tenha presenciado diversas situações em várias localidades do País, essa é a primeira vez que acompanha uma construção de perto. “Detalhe por detalhe”, diz.

Há apenas 11 meses no Piauí, o Bispo revela que os membros e obreiros da Igreja esperam por esse momento há dez anos.

O sonho se tornou realidade quando o Bispo Clodomir Santos, em visita missionária, no ano de 2017, realizou o lançamento da pedra fundamental no local, oficializando a construção.

O Bispo Josué explica que a catedral terá capacidade de acomodar 40 vezes mais pessoas do que a primeira Igreja aberta na cidade. “Quem presenciou o início do trabalho aqui poderá ver essa magnitude, porque a primeira Igreja comportava apenas 60 pessoas. A segunda tinha capacidade para 120. A nossa sede atual comporta 1.300 pessoas. Sair daqui para um lugar de 2.500 lugares? A população está contando os minutos”, comemora.

Alegria por fazer parte


O engenheiro Weder Adjalma de Freitas e Silva, de 44 anos (foto acima), conhecido como Seu Adjalma, é quem coordena a obra desde a fase inicial. “Fazer parte desse projeto é muito gratificante”, declara.

Adjalma é membro da Universal desde 1989. “Cheguei deprimido, com complexo de inferioridade e doente. Mas senti paz e a certeza de que não precisava da aprovação das pessoas. Deus me aprovou, me chamou e garantiu que cuidaria de mim durante a minha vida inteira. Isso me fez permanecer até hoje.”

Por isso, afirma que o local será uma grande oportunidade para que mais pessoas, assim como ele, sejam alcançadas. Para ele, independentemente do credo religioso, as pessoas têm enxergado essa construção como uma oportunidade de santificar o nome de Jesus no Estado. “O prédio em si já vai evocar essa fé. Ele está em uma localização privilegiada. Quem passa pelo lugar diz que aqui é a casa de Deus sendo erguida.”

Quando soube que a catedral seria finalmente construída, Adjalma entendeu que aquela notícia “era como um sonho” realizado. “Acompanhávamos os outros Estados inaugurarem suas catedrais, inclusive o Templo de Salomão, em São Paulo, com aquela expectativa toda. Desejávamos que isso acontecesse aqui também.”

Estão sendo erguidas, ainda, catedrais nas cidades de Palmas (TO) e Aracaju (SE). Em Teresina, a previsão é de entrega em outubro de 2019.

imagem do author
Colaborador

Por Flavia Francellino/ Fotos: Cedidas