Igreja Universal participa de mobilização do Governo Federal pela segurança pública

O encontro aconteceu na sede do Ministério da Justiça. Saiba mais

Imagem de capa - Igreja Universal participa de mobilização do Governo Federal pela segurança pública

Nesta segunda-feira (30), a convite do ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, a Igreja Universal do Reino de Deus participou de uma reunião com representantes de diversas confissões e denominações religiosas do Brasil, na sede do Ministério da Justiça. No encontro, foi lançada uma mobilização pela Segurança Pública e Comunitária, organizada pelo Governo Federal.

A Universal foi representada pelo Bispo Eduardo Guilherme, responsável pelo programa social Universal nos Presídios (UNP).

Entre os objetivos da iniciativa, estão a oferta de assistência espiritual e humanitária para os detentos, aos policiais, familiares de policiais assassinados e vítimas de crimes, a reeducação moral e religiosa dos jovens, o fortalecimento do trabalho voluntário das igrejas e a ressocialização dos presos.

Em sua apresentação, o representante da Universal destacou que a UNP atende, no Brasil, cerca 500 mil detentos e seus familiares, além de prestar apoio aos agentes penitenciários.

Em entrevista, o Bispo Eduardo explicou que o foco da UNP é a reinserção social dos detentos. “Um dia, essas pessoas sairão do sistema prisional. Mas sairão como? Recuperadas ou ainda piores?”

“Este é o trabalho que a Igreja Universal vem colocar à disposição do governo. Apenas em 2017, foram mais de 7 mil detentos ressocializados por nós”, explicou o responsável pela UNP.

De acordo com o ministro Jungmann, esse é um importante passo na busca por soluções para a segurança pública porque envolve a sociedade.

“Vencer a violência exige a solidariedade, responsabilidade e mobilização de todos nós”, ressaltou.

O ministro da Segurança Pública lembrou que outros países só conseguiram vencer a violência “porque a sociedade organizada exigiu a continuidade dos programas adotados para redução dos índices negativos.”

De acordo com o Ministério da Segurança Pública, “a parceria entre governo e instituições religiosas irá focar na busca por melhoria na qualidade do serviço prestado durante as atividades policiais, assim como na prevenção primária de crimes por meio da reeducação moral e religiosa, capacitação em direitos humanos nas instituições e nas comunidades, apoio à saúde mental e emocional dos profissionais de segurança pública e ressocialização de presos”. Um conselho para coordenar as açõe será criado.

Além das igrejas, o Governo Federal também está mobilizando empresários e sindicatos para participar do esforço no combate à violência.

Veja como foi o encontro no vídeo abaixo:

UNIcom – Departamento de Comunicação Social e de Relações Institucionais da Universal

imagem do author
Colaborador

UNIcom