Fique atento com as taxas de juros do cheque especial do seu banco

Porcentagem pode variar até 26 vezes entre as instituições que oferecem linha de crédito



Usar o cheque especial – uma linha de crédito emergencial que permite ao correntista de um banco gastar um limite oferecido pela instituição, mesmo que não haja dinheiro na conta – tem se tornado habitual para muitas pessoas. No entanto, por se tratar de uma opção de curto prazo, os juros têm se tornado abusivos.

Dados informados pelo Banco Central (também conhecido como BC, BACEN ou BCB) mostraram, recentemente, que as taxas médias praticadas pelos bancos no cheque especial podem alterar até 26 vezes, entre as 29 instituições existentes. Para se ter uma ideia, variou de 20,45% ao ano e vai até 526,13% (no período entre março e abril deste ano).

Opção de parcelamento

Para ir de encontro a esses dados, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) anunciou uma nova regra que vai obrigar os bancos a oferecer opções mais vantajosas de crédito para os correntistas que utilizarem mais de 15% do limite do cheque especial por 30 dias, para dívidas acima de R$ 200. A regra começa a valer a partir de 1º de julho deste ano.

Entre as opções que o banco irá oferecer aos clientes para a quitação da dívida do cheque especial será o parcelamento. A oferta deve acontecer em até 5 dias úteis após o banco constatar que o correntista se enquadra no caso. No entanto, o cliente não é obrigado a contatar uma das alternativas.

ler mais
Reportar erro

comentários

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Fique atento com as taxas de juros do cheque especial do seu banco

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente


Fake news

Você sabe de alguma notícia falsa que tem circulado na internet sobre a igreja Universal? Relate aqui o caso que iremos trazer toda a verdade no site Mitos e Verdades

Formulário de Denúncia

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente


Expediente

Editora Executiva:

Cinthia Meibach

Coordenadora de Conteúdo:

Ivonete Soares

Repórteres:

Andre Batista, Daniel Cruz, Débora Picelli, Jeane Vidal, Michele Roza, Rafaella Rizzo, Sabrina Marques, Rafaela Dias



E-mail para Contato: redacao@sp.universal.org.br

Telefone:(11) 2392-3372

Endereço Rua João Boemer, 254 - Brás, São Paulo

Cep: 03018-000

Free WordPress Themes, Free Android Games