Projeto “Sorriso Saúde” realiza a primeira Oficina de capacitação

Criado pelo Grupo da Saúde, da Universal, o trabalho possibilita a entrada dos voluntários em locais onde a evangelização não é permitida

Imagem de capa - Projeto “Sorriso Saúde” realiza a primeira Oficina de capacitação

No intuito de alcançar mais sofridos, o Grupo da Saúde criou o Projeto “Sorriso Saúde”, coordenado pelo Bispo Eduardo Ribeiro, cuja missão é levar alegria aos pacientes, familiares e profissionais da saúde dentro do ambiente hospitalar.

E para capacitar os voluntários para realizar este trabalho, no dia 8 de abril último, aconteceu a primeira Oficina de Palhaço de Hospital.

De acordo com o responsável do projeto, Thomas Carvalho de Melo, de 42 anos, as atividades lúdicas fazem parte da humanização do atendimento hospitalar e levam leveza ao ambiente, amenizando um pouco da tensão que o ambiente hospitalar provoca nos pacientes, acompanhantes e funcionários.

O projeto possibilita a entrada dos voluntários em locais onde a evangelização não é permitida, por isso é de extrema importância.

Mas exige alguns cuidados, alerta Thomas: “Ao nos caracterizarmos de palhaço, entramos em outro universo. Existem pessoas, por exemplo, que possuem fobia de palhaço, então os voluntários precisam estar muito bem preparados. Por esta razão foi montada a oficina de palhaço de hospital para os voluntários do grupo”.Nunca entrar em um quarto sem ser convidado, nunca olhar diretamente nos olhos de uma criança, não demorar mais que 5 minutos no quarto e não entrar quando houver algum procedimento, são algumas das orientações que os voluntários recebem durante a oficina, que é realizada em um único dia.

No estado de São Paulo, o grupo possui cerca de 70 agentes do bem-estar.

Para ser um voluntário do grupo, faça seu cadastro pelo número (11) 99427-0987 (WhatsApp). Para mais informações, acesse aqui a página oficial do Grupo da Saúde no Facebook.

imagem do author
Colaborador

Por Jeane Vidal /Fotos: Mídia Saúde