“Na sua cabeça está a sua força e a sua fraqueza”

Bispo Edir Macedo explica como as pessoas podem deixar de ser fracas na fé e acreditar em si mesmas para obter sucesso em todas as áreas da vida

Imagem de capa - “Na sua cabeça está a sua força e a sua fraqueza”

Quantas são as pessoas que batalham para ter sucesso nas diversas reas da vida mas só encontram dificuldades pelo caminho? Alguns planos chegam a dar certo, mas, vez ou outra, elas se pegam olhando para as conquistas do passado, passam a duvidar da própria capacidade e enfraquecem cada vez mais espiritualmente, deixando de agir a fé.

Esse foi um dos temas tratados pelo Bispo Edir Macedo na Escola da Fé, no Templo de Salomão. Ele iniciou a reunião comentando o medo que Josué teve assim que Moisés morreu. Ele se encontrava caído e prostrado, com receio de assumir sua posição de líder. Mas, segundo o Bispo, com base no texto bíblico (Josué 1.6-9), Deus mandou que Josué tomasse uma atitude naquele instante, que não ficasse chorando, olhando para trás e esperando que as coisas acontecessem.

Raiz do insucesso

O comportamento de Josué, depois da morte de Moisés, tem sido reproduzido por muitos cristãos. Para o Bispo Macedo, é o que acontece com muitas pessoas que são enfraquecidas na cabeça. “A fraqueza não está no seu bolso, no desemprego ou nos problemas que enfrenta dentro de casa, está dentro da sua cabeça. A pessoa que fica olhando para trás, pensando no que passou, não consegue nada. Ela tem que mudar a maneira de ver e de pensar. Pensar no que passou é pensar nos fracassos passados. Com medo de repetir o que aconteceu de ruim no passado, a pessoa fica travada, amarrada, não toma atitude, ela tem medo.” O Bispo ressaltou que os pensamentos ruins surgem na mente de todas as pessoas, ele também não está imune a isso. Porém, quando isso ocorre, ele resiste aos pensamentos e não olha para trás.

Para ilustrar esse tipo de situação, o Bispo convidou o responsável pelo trabalho da Universal na África, o Bispo Marcelo Pires, que estava acompanhado de sua esposa, Marcia Pires, a relatar a experiência de como uma palavra negativa do passado fez com que a fé dele não se desenvolvesse como deveria. “Quando eu era garoto, certo dia meu pai teve uma briga seriíssima com a minha mãe e, em um momento de ira, raiva e ódio, ele se voltou para mim, apontou o dedo e disse que eu nunca seria um homem como ele. Aquilo ficou na minha mente e me acompanhou por muitos anos. Dali para a frente tudo o que acontecia de errado, nos momentos de falhas e de derrotas, eu me lembrava do que meu pai me disse: que eu nunca seria nada, nunca seria um vencedor”, lembrou o Bispo Marcelo.

O que aconteceu em sua infância e os pensamentos negativos sobre si mesmo ainda geravam dúvidas nele. Sempre que alguém agia de maneira semelhante à de seu pai, humilhando-o na frente das pessoas, aquilo o fazia acreditar que não era merecedor daquilo ou que não deveria estar ali.

Assim que ele chegou na África, ainda como pastor, passou por uma situação constrangedora. “Um dia, em uma reunião, ouvi que eu não merecia saber de vitória e conquista, que aquelas palavras não eram para mim. Eu me revoltei, não aguentava ouvir que eu não podia nada, que ninguém acreditava em mim. Ao acabar a reunião, fui embora, esmurrei o carro e gritei muito. Mas, ainda assim, aquilo não passava, estava na minha cabeça dia e noite, eu acordava e dormia com aquele pensamento, qualquer coisa que dava errado eu já sabia que o problema era eu.”

Ao lidar com a fraqueza

Até que chegou um momento em que o Bispo se abriu com a esposa e disse que não deveria ter nascido. “Ela me questionou por que eu pensava daquele jeito, que não deveria agir daquela forma e que deveria esquecer o passado. Foi quando parei, concordei com ela e tomei uma decisão. Não foi um energético que eu tomei e me senti forte, foi uma decisão: ‘eu não vou mais aceitar esse pensamento. Acabou, eu não aceito mais’. E foi naquele momento que tudo mudou dentro de mim”, concluiu o Bispo Marcelo.

A decisão

Para despertar a fé, o Bispo Macedo explica que é preciso acreditar em Deus e em si mesmo, pois só vence o mundo quem supera seus pensamentos de fraqueza. Ele concluiu dizendo que é preciso saber lidar e controlar os pensamentos, para que a pessoa não viva em constante conflito interno e tenha a fé enfraquecida. “Uma pessoa forte é aquela que enfrenta as suas fraquezas de uma maneira radical. Enquanto não vencer os pensamentos de dúvida, você será fracassado. Se você não resistir à palavra de dúvida na sua cabeça, a fé não vai prevalecer na sua vida”, finalizou o Bispo.

imagem do author
Colaborador

Por Michele Francisco/ Fotos: Reprodução