Caixa reduz taxa de juros e facilita acesso à casa própria

Novidade está movimentando o mercado imobiliário. Saiba mais

Imagem de capa - Caixa reduz taxa de juros e facilita acesso à casa própria

A Caixa Econômica Federal (CEF) anunciou uma novidade no dia 16 de abril último que movimentou o mercado de imóveis, como há tempos não acontecia: a redução de até 1,25% das taxas de juros do crédito, utilizando recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE).

Além da redução de juros, que passou de 10,25% para 9% ao ano para imóveis dentro do Sistema Financeiro de Habitação (SFH), e de 11,25% para 10% para os financiados com recursos do Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI), houve também a mudança das condições para pessoa física.

A partir de agora, o limite de cota de financiamento do imóvel usado passa a ser de 70% do valor do bem. Antes, era de 50% do valor total.

De acordo com Nelson Antônio de Souza, presidente da Caixa Econômica, a redução das taxas de juros facilita o acesso à casa própria, além de contribuir também para estimular o mercado imobiliário.

Entenda sobre o SFH e SFI

Enquadram-se no SFH imóveis residenciais de todo o País no valor de até R$ 800 mil, exceto os estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Distrito Federal, onde o limite é de R$ 950 mil. Para os imóveis residenciais com valor acima, serão enquadrados no SFI.

Ambos sistemas utilizam recursos depositados na poupança para financiar imóveis.

(*) Com informações do R7

imagem do author
Colaborador

Da Redação (*) / Foto: Thinkstock