Mulher morre ao ingerir veneno de abelha

Tratamentos estéticos têm utilizado apiterapia, mas essa moda pode colocar a saúde em risco

Imagem de capa - Mulher morre ao ingerir veneno de abelha

Apiterapia é uma forma de tratamento estético e medicinal alternativo que utiliza produtos produzidos por abelhas, como mel, pólen e até veneno. A aplicação desses produtos varia entre cremes, injeções e até mesmo picadas dos próprios insetos.

Foi utilizando a apiterapia que uma mulher de 55 anos de idade faleceu recentemente na Espanha. De acordo com o periódico científico Journal of Investigational Allergology and Clinical Immunology, ela praticava a apiterapia havia dois anos quando surgiu uma reação alérgica aos produtos utilizados.

A espanhola nunca havia sofrido com qualquer tipo de alergia até que o veneno ingerido no dia de sua morte fez com que os órgãos sofressem falência múltipla e seu coração um infarto. Ela chegou a ser resgatada pela ambulância, mas chegou já sem vida ao hospital.

Essa senhora – que teve o nome preservado pelo periódico – utilizava a apiterapia como tratamento contra o estresse. Entretanto, muitas pessoas no mundo inteiro a utilizam como tratamento estético. É o caso da atriz Gwyneth Paltrow, que em 2016 declarou ao jornal The New York Times: “As pessoas costumam utilizar [a apiterapia] para diminuir inflamações e cicatrizes. É, na verdade, bem incrível se você pesquisar sobre isso. Mas é doloroso”.

“Infelizmente, em nome da beleza a qualquer custo, temos visto muitas mulheres ignorarem o perigo, o bom senso e as recomendações ao arriscarem suas vidas, além de contraírem dívidas enormes”, lembra a escritora Núbia Siqueira, no blog de Cristiane Cardoso.

“Gostar de estar bonita não tem nada demais, eu também gosto. Manter seu corpo saudável com exercícios e boa alimentação é louvável. Manter suas unhas e cabelos arrumados passam uma ótima impressão. Ir ao médico e cuidar da sua saúde também é excelente. Mas, não creio que vale a pena sacrifícios cruéis em que se coloca em risco até a vida pela beleza, que é algo tão passageiro”.

Reflita sobre seu comportamento. Se você está dando mais importância à beleza estética do que à sua saúde, clique aqui e leia a mensagem completa publicada no blog de Cristiane Cardoso.

imagem do author
Colaborador

Por Andre Batista / Imagem: Thinkstock