Como medir a velocidade da minha internet

Sabia que as empresas não precisam entregar 100% do que vendem? Entenda

Imagem de capa - Como medir a velocidade da minha internet

A velocidade da internet é um dos maiores problemas encarados pelos consumidores brasileiros. O setor de telecomunicações no país ainda precisa de muitos ajustes para que serviços básicos, como banda larga, por exemplo, sejam entregues com qualidade.

Apesar disso, o consumidor tem o direito de protestar para que a operadora forneça o serviço vendido. Uma ferramenta útil para isso é o medidor de velocidade desenvolvido pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o Brasil Banda Larga.

O aplicativo Brasil Banda Larga é capaz de testar a velocidade de download e de upload, além de outros dados técnicos que podem ser utilizados quando o cliente precisar contestar a qualidade do produto entregue.

O serviço está disponível para computador e smartphones que utilizem os sistemas operacionais Android e IOS. Basta acessar www.brasilbandalarga.com.br/bbl/speedtest e conhecer a potência de sua internet.

Lembre-se

No Brasil, as operadoras não são obrigadas a entregarem a velocidade vendida. Ou seja, aquilo que foi prometido na propaganda e está no contrato é apenas um parâmetro, não a obrigação da empresa.

Por lei, as operadoras devem fornecer instantaneamente, no mínimo, 40% da velocidade contratada entre as 10h e as 22h. A média mensal de qualidade deve ser, pelo menos, 80% do que está no contrato.

imagem do author
Colaborador

Por Andre Batista / Imagem: Thinkstock