Israel comemora 70 anos de independência

Entenda a importância espiritual dessa terra e desse povo

Imagem de capa - Israel comemora 70 anos de independência

O dia 18 de abril foi de grande felicidade para a nação judaica ao redor do mundo. O motivo foi a celebração da independência do Estado de Israel – ocorrida em 18 de abril, no calendário judaico, mas 14 de maio de 1948, no calendário gregoriano.

Importância espiritual

A Terra Santa, bem como o seu povo, tem um valor muito especial. Por meio do livro de Salmos, capítulo 122, versículo 6, vemos que a orientação de Deus é a de que oremos por Israel.

Sobre isso, o Bispo Edir Macedo explica: “De Abraão, Deus constituiu um povo, uma nação para que desta nação viesse a nascer o Salvador e veio Jesus. Jesus nasceu dessa nação: a nação de Israel. E quem é contra Israel é contra Deus. Quem abençoa Israel é abençoado por Deus.”

Para os judeus, esta é a terra da Bíblia e de suas glórias passadas. Para os cristãos, esta é a terra onde Jesus viveu, a terra que ouviu Suas palavras sobre o Reino dos Céus e que O viu realizar numerosos milagres.

Sobre a data especial, o primeiro ministro israelense, Benjamin Netanyahu disse: “Neste ano, Israel celebra seu aniversário de 70 anos. São 70 anos de liberdade. 70 anos de democracia. 70 anos melhorando o mundo. O sucesso de Israel não aconteceu da noite para o dia. Homens e mulheres de todas as classes sociais, jovens e velhos, judeus, cristãos, muçulmanos, religiosos e seculares. Homens e mulheres que trabalharam duro para construir a nossa nação. Em minhas viagens pelo mundo para encontros com outros líderes, fico impressionado por sua apreciação e admiração por Israel.”

Cronologia

Os arqueólogos de hoje nos dizem que comunidades urbanas, as mais antigas conhecidas atualmente, viveram na Terra Santa antes do ano 9000 a.C., mas sua história começa com Abraão, quando este chegou a Canaã vindo de Ur, na Mesopotâmia, em aproximadamente 1950 a.C.

1250 a.C. — Josué cruza o rio Jordão, conquista a Terra de Canaã e divide-a entre as doze tribos.

1025 a.C. — Coroação de Saul, o primeiro rei de Israel.

1004 a.C.-965 a.C. — Reinado de Davi.

965 a.C.-922 a.C. — Reinado de Salomão e construção e dedicação do primeiro Templo.

953 a.C.-930 a.C. — Cisão, separação entre Israel (10 tribos) e Judá (2 tribos).

721 a.C. — Os assírios invadem e ocupam Samaria e levam para o cativeiro as 10 tribos do norte, pondo fim, assim, ao Reino de Israel.

587 a.C. — Nabucodonosor destrói Jerusalém e o Templo, expulsando as tribos de Judá para a Babilônia.

539 a.C. — Ciro conquista a Babilônia e permite aos judeus voltar a Jerusalém. O Templo é reconstruído por Zorobabel.

64 a.C. — Pompeu conquista a Palestina.

40 a.C. — Os partos surpreendem os romanos e tomam o país.

39 a.C. — Herodes, o Grande, expulsa os partos e, em nome de Roma, reina até o ano 4 a.C.

33 — Crucificação de Jesus.

66 — Os judeus revoltam-se.

70 — Tito reprime a revolta dos judeus e destrói completamente a cidade de Jerusalém.

1517 — O império turco-otomano conquista a Palestina, dominando-a por 400 anos.

1917 — A Palestina é tomada pelos Aliados na Primeira Guerra Mundial, comandados pelo General Allenby. Este foi o ano da Declaração Balfour em favor da criação de um Lar Nacional Judeu na Palestina.

1922 — O mandato britânico sobre a Palestina é confirmado pela Liga das Nações.

1947 — A Organização das Nações Unidas adota um plano de partilha da Palestina para formar um Estado judeu e um Estado árabe.

1948 — Fim do mandato britânico. Em 14 de maio, o Conselho Nacional Judaico estabelece o Estado de Israel.

Estabelecerei a minha aliança entre Mim e ti e a tua descendência no decurso das suas gerações, aliança perpétua, para ser o teu Deus e da tua descendência. Dar-te-ei e à tua descendência a terra das tuas peregrinações, toda a terra de Canaã, em possessão perpétua, e serei o seu Deus. Disse mais Deus a Abraão: Guardarás a Minha aliança, tu e a tua descendência no decurso das suas gerações. Gênesis 17.7-9

imagem do author
Colaborador

Da Redação / Foto: Nicolas Raymond (CC)/Flickr