“Meu noivo é muito sossegado”

Imagem de capa - “Meu noivo é muito sossegado”

Em A Escola do Amor Responde desta semana, os professores Renato e Cristiane Cardoso tiram a dúvida da Camila, uma aluna compromissada com alguém cujo ritmo de vida é inferior às suas expectativas. Confira a seguir.

Camila – Meu noivo trabalha, mas é muito sossegado. Ele entra à tarde no trabalho, por isso joga videogame até de madrugada e acorda por volta das 11 da manhã. Isso me incomoda, pois gostaria de estar com uma pessoa mais ativa, que corra atrás de seus sonhos e objetivos. Estou errada de pegar no pé dele?

Cristiane – Vejo que você está errada de ainda estar com ele. É bom que você perceba isso agora, antes que se casem. Se ele não quer mudar, a ponto de você ter de pegar no pé dele e se sentir mal por ter de agir assim, você precisa tomar uma atitude. Se ele desejasse mudar, se tornar um homem melhor, responsável e que passa segurança para a futura esposa, já teria mudado. Vou deixar um recado para você e aos leitores que estão solteiros: se você quer se casar, escolha alguém que tenha o perfil que você deseja. Se não quer se casar com alguém preguiçoso, que não quer nada com você, que só sabe brigar, que é abusivo, que não gosta de trabalhar e só vive na casa da mamãe ou que é “filhinho de papai”, não deve nem pensar em namorar ou noivar com alguém assim. É melhor ficar solteiro do que casar com uma pessoa que só vai lhe causar problemas futuramente.

Renato – É bom pensar bem antes de casar, especialmente quando as expectativas e os objetivos de vocês são totalmente opostos. Eu não sei a idade do seu noivo nem se você é mais nova ou mais velha do que ele. Infelizmente, o que costumamos ver no A Escola do Amor Responde é que muitos homens costumam ser imaturos, se comparados com as namoradas, noivas e esposas da mesma idade. Mesmo assim, existem mulheres que se envolvem com homens mais novos do que elas e não pensam nisso. Seja como for, claramente vocês visualizam futuros diferentes. Você quer um homem batalhador ao seu lado, mais ativo, que queira ser melhor, que estude, leia um livro, persiga um objetivo para crescer na vida e que não fique apenas jogando videogame. Se você se casar com ele, vai ter muitos problemas para enfrentar, muito estresse e muita decepção. E mais: vai viver para infernizar a vida dele.

Cristiane – As pessoas têm que entender que, se desejam se casar, precisam escolher alguém que tenha a mesma visão que elas. Por exemplo, alguém que lute por uma vida melhor para que cresçam juntos. Muitas seguem apenas o coração, mas somente o amor não segura um relacionamento. É preciso saber se essa pessoa lhe fará bem ou se vai tirar toda a sua energia, fazer de você uma pessoa oprimida e infeliz. No seu caso, se seu noivo demonstra que não tem o perfil adequado ao seu e que tem tudo para te fazer infeliz, por que você vai se casar com ele?

Renato – Eu suspeito que você ainda não tenha lido o livro Namoro Blindado. Se tivesse, com certeza, já estaria com os olhos bem abertos e saberia o que fazer. Camila, você deve fazer um favor a si mesma: leia o livro para entender o que precisa observar antes do casamento e para decidir se vale a pena se casar com ele. Você está noiva, deve estar correndo atrás de várias coisas para o casamento, gastando rios de dinheiro, de tempo e de energia para fazer um casamento que corre o risco de acabar. Ler o livro será o maior e melhor investimento que poderá fazer para o relacionamento de vocês. Porque, como nós afirmamos no livro, o divórcio começa no namoro. Se você não notar alguns sinais logo no início do namoro ou noivado, pode pagar caro depois de casada. Você pode adquirir o livro Namoro Blindado nas livrarias ou pelo site.

A Escola do Amor Responde

Diariamente, Renato e Cristiane Cardoso esclarecem dúvidas sobre a vida amorosa. Se você deseja ouvir os podcasts com os programas apresentados por eles, acesse blogs.universal.org/renatocardoso/escola/

imagem do author
Colaborador

Por Flavia Francellino/ Foto: Fotolia