A melhor relação entre mídias digitais e a sua empresa

Entenda quais erros você não deve cometer na internet

Imagem de capa - A melhor relação entre mídias digitais e a sua empresa

Quem tem um empreendimento atualmente, deve se perguntar com frequência como fazer para que o seu produto e a sua empresa apareçam mais e que medidas tomar para alavancá-los para que suas vendas aumentem. A verdade é que hoje em dia grande parte do sucesso financeiro de diversos negócios decorre de quanto utilizam a internet para alcançar seus objetivos. Isso não acontece por acaso. No ano passado, apesar de ter sido um período difícil para a economia brasileira, o comércio on-line cresceu 12%. Em 2018, a projeção é que chegue a 15%, de acordo com dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).

Consumidor

Para Rosana Rocha, de 49 anos, especialista em gestão empresarial e mídias digitais da agência 2 Design e Comunicação, hoje existe uma geração que já nasceu conectada e agora está na faixa dos 20 anos. “São consumidores ativos. Se o seu público não está nessa faixa etária, está em alguma parte do universo de 116 milhões de brasileiros conectados à internet, uma vez que mais de 60% das residências brasileiras têm conexão com a rede. É um verdadeiro mar de smartphones pouco utilizados para fazer ligações, mas muito usados para comprar e consumir dados via internet e WhatsApp”, afirma.

Seu público

Na avaliação de Rosana, muitas pessoas são influenciadas em seu poder de compra pelos dados que consomem na rede. “O importante é investir em comunicação assertiva, ou seja, buscar o meio em que seu público-alvo passa mais tempo. Hoje em dia, boa parte dele passa um bom tempo nas mídias sociais. Então, se o público está lá, é lá que sua empresa deve estar. É lá que você vai conseguir estabelecer uma comunicação com ele, trocando informações e permitindo que a empresa o conheça e vice-versa”, observa.

Amadorismo

Na opinião da especialista, o maior erro de todos é o amadorismo. “É acreditar que as redes sociais trabalham sozinhas a seu favor e não usar a inteligência por trás desses mecanismos. A rede social não divulga o seu produto ou serviço gratuitamente. Tudo tem um preço e exige um investimento. É a lei universal do retorno: quanto mais você investe e usa com inteligência esse investimento, maior, melhor e mais qualificado será seu retorno. A consequência de investir mal é não ter o retorno desejado ou não ter nenhum. E não estou falando de caro ou barato, de muito ou pouco, tudo depende do negócio e da meta que se estabeleceu para ele”, analisa.

Terra de ninguém

Gerenciar as redes sociais de forma caseira pode ser outro grande erro. “Pense que é um universo aberto. Quase uma terra de ninguém, onde ainda existem poucas leis, mas em que tudo ganha uma proporção gigantesca – ou não. As próprias ferramentas se encarregam de dar alguma instrução para que a pessoa consiga gerenciar suas redes de forma independente. E não haverá nenhum problema se a pessoa seguir atentamente o que elas procuram ensinar. Mas também é um trabalho de inteligência e, por isso, é preciso estar atento para aproveitar oportunidades e não cometer erros que possam refletir negativamente no seu negócio ou na sua imagem”, pondera Rosana.

Estratégia

A especialista esclarece que é importante ter foco e objetivos claros. “Parece simples, não é mesmo? Mas faça a seguinte comparação: pense que você vai a uma reunião, traça toda a estratégia, capricha no visual, mas esquece de se informar sobre quem será a pessoa com quem vai falar. Ela é formal, informal, direta, gosta de uma boa conversa? Se errar no tom, todo o investimento no restante não terá valor. E na comunicação via internet também é assim: o que falar, para quem falar, como e quando falar. Então, é importante começar pela coleta do maior número de informações e a partir daí traçar a sua estratégia. Sem firulas, sem improvisos e de maneira focada”, orienta.

Vida financeira

Quer aprender a enfrentar as dificuldades do mercado de trabalho e se tornar uma pessoa vencedora? Então, não perca o Congresso Para o Sucesso, que acontece às segundas-feiras, no Templo de Salomão. Para encontrar uma Universal mais próxima de você, acesse localhost/enderecos.

Caso queira adquirir o livro “50 Tons Para o Sucesso”, que contém dicas para a vida profissional e financeira, acesse o Arca Center, clicando aqui.

imagem do author
Colaborador

Por Eduardo Prestes/ Foto: Fotolia