A boa e velha jaqueta jeans em novo estilo

Por Por Flavia Francellino/ Foto: AFP /Arte: Edi Edson sobre foto Fotolia

Nina Garcia, diretora-chefe da revista de moda Elle e jurada do programa televisivo norte-americano Project Runway, frisa em seu livro As 100 + que, de modo geral, a jaqueta jeans passou por altos e baixos na moda. Ela diz que, quando achavam que a boa e velha jaqueta jeans morreria, ela fazia seu retorno triunfal. “Nos 1950, ela foi popularizada pelos que usavam brilhantina. Nos anos 1980, todos queriam usá-la. Tornou-se um sinônimo tão forte da década que, nas festas em qualquer lugar dos Estados Unidos, era peça obrigatória. Nos anos 1990, Ralph Lauren pegou a jaqueta jeans emprestada da garotada e combinou-a com saias longas e joias de turquesa e, de repente, parecia que ela havia sido feita para ser usada dessa forma.”

Moda atual

A grife italiana Gucci já tinha olhado com carinho para a peça e emprestado a ela todo o perfume vintage característico da marca. Já a despretensiosa Balmain trouxe ombreiras e a grandeza que a peça merece. Mas parece que o boom veio mesmo quando a moda adicionou patches às jaquetas, garantindo aquele toque divertido e, ao mesmo tempo, customizado à produção toda.

Vista a sua

Ideal para o nosso clima tropical, com a jaqueta jeans dá para fazer composições descomplicadas e dar o grand finale no look.

As iniciantes podem sentir segurança no look all jeans e usar a jaquetona para um visual descontraído. Ou até mesmo adicioná-la a um look que tenha a peça com estampas, o que dará jovialidade à produção.

Já as que querem arriscar composições diferentes, “quebrar” o look de alfaiataria pode ser um caminho. Combinações com calças flare e pantalona ganham outra dimensão com a jaqueta jeans, seja com a clássica de lavagem escura, seja com aquela repleta de aplicações, bordados, correntes, tachas e grafites, que andam com evidência máxima e formam uma ótima mistura com peças mais sofisticadas.

O truque também serve para saias de comprimento mídi e para as de couro, que ganham outra cara quando usadas com t-shirt. Para arrematar a produção é só vestir a jaqueta, um ankle boots nos pés, (botinhas na altura do tornozelo) ou tênis para fugir do tradicional scarpin.

Jaquetas amplas contrapõem perfeitamente aquele look com peças românticas, com rendas. Esquentou? O truque de style é jogar a jaqueta sobre os ombros. Agora, caso a temperatura caia, vá com ela também: basta turbinar o look com sobreposições. Que tal um lenço para finalizar?

ler mais
Reportar erro

comentários

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

A boa e velha jaqueta jeans em novo estilo

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente


Fake news

Você sabe de alguma notícia falsa que tem circulado na internet sobre a igreja Universal? Relate aqui o caso que iremos trazer toda a verdade no site Mitos e Verdades

Formulário de Denúncia

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente


Expediente

Editora Executiva:

Cinthia Meibach

Coordenadora de Conteúdo:

Ivonete Soares

Repórteres:

Andre Batista, Daniel Cruz, Débora Picelli, Jeane Vidal, Michele Roza, Rafaella Rizzo, Sabrina Marques, Rafaela Dias



E-mail para Contato: redacao@sp.universal.org.br

Telefone:(11) 2392-3372

Endereço Rua João Boemer, 254 - Brás, São Paulo

Cep: 03018-000

Free WordPress Themes, Free Android Games