Uma programação que leva vida

Há mais de 20 anos, a Rede Aleluia, presente hoje nas principais cidades do Brasil e com alcance mundial, tem ajudado milhões de pessoas por meio de sua programação

Imagem de capa - Uma programação que leva vida

Vivemos a era da evolução dos meios de comunicação, mas existe um que desde 1906 pode ser considerado o mais popular e de maior alcance: o rádio. Por meio das ondas eletromagnéticas, a mensagem sonora tem o poder de penetrar em todos os lugares: no carro, em casa, no trabalho, na internet e até nos presídios.

E foi com o propósito de chegar às localidades mais inacessíveis que nasceu a Rede Aleluia. “Essa foi a principal motivação para o nascimento da Rede, porque, por trás de todo trabalho, temos o objetivo de levar o Evangelho a toda criatura e de ganhar almas para o Reino do Senhor Jesus. Então, por meio dos programas, das canções, informações e dos aconselhamentos diários, buscamos levar a mensagem transformadora às pessoas sofridas e desesperadas, onde quer que elas estejam”, revela o Bispo Gilmar Rosas, responsável pela Rede Aleluia no Brasil.

Como tudo começou

O Bispo Gilmar explica que, no início dos anos 1980, com o avanço do trabalho evangelístico da Universal, mesmo sem concretizar o objetivo de ter o próprio meio de comunicação, houve crescimento no número de inserções nas programações e horários de rádio e televisão.

Até que surgiu a chance de fazer a primeira aquisição: a Rádio Copacabana, uma das emissoras AM mais populares e famosas do Rio de Janeiro naquele período. “Em 1984, ela se tornou a primeira rádio com programação inteiramente evangélica no Rio de Janeiro. Em 1995, era dado um passo importante para a criação da rede de rádios: a aquisição da rádio FM 105,1, também no Rio de Janeiro. Anos depois, mais precisamente no dia 6 de junho de 1998, nascia a Rede Aleluia, inicialmente com 17 emissoras e tendo a rádio FM 105,1 como responsável pela geração dos sinais retransmitidos pelas demais afiliadas”, lembra o Bispo.

No segundo semestre de 2002, a geradora passou a ser a Rádio 99,3 FM, em São Paulo, cujos transmissores são os mais avançados e seus estúdios equipados com a mais alta tecnologia. “A Rede, que teve início com 17 afiliadas, conta atualmente com 92 emissoras em território nacional, situadas em 71 cidades e 27 Estados, com abrangência cobrindo mais de 80% do País.”

Vidas transformadas

Bruno Almeida Santos, de 30 anos (foto abaixo), motorista, conta que foi por meio de um direcionamento transmitido em um programa da Rede Aleluia que seu pai encontrou forças para vencer as adversidades. “Meu pai passava noites em claro por causa de problemas e descobriu a frequência da rádio. Não demorou muito para que fosse conhecer a Universal e transformasse sua vida. Aquilo chamou muito minha atenção”, afirma.

Ele diz que depois disso passou a ouvir a Rede Aleluia diariamente. Para ele, as músicas trazem muita paz interior. “Eu sentia um vazio muito grande, era um jovem triste. Todas as noites ia dormir ouvindo os louvores e minhas noites se transformaram. Deixei de ter pesadelos e perdi o medo do escuro. As mensagens daquelas canções me fortaleciam a cada dia”, ressalta.

Hoje, Bruno frequenta a Universal e é um ouvinte fiel da Rede Aleluia. “Ouço a rádio diariamente, sobretudo quando estou no carro. Gosto muito do programa Obreiros em Foco, das informações que passam ao longo do dia, dos programas Palavra Amiga, com o Bispo Edir Macedo, e do A Escola do Amor Responde.”

Pelo mundo afora

Quem vive fora do País também consegue se conectar e acompanhar toda programação da rádio, seja por meio de aplicativo para smartphones, seja pelo site da Rede Aleluia (redealeluia.com.br).

Katia Lopes, de 38 anos (foto abaixo), auxiliar administrativo, mora em Lisboa, Portugal, e não deixa de ouvir seus programas favoritos nem um dia sequer. “Ouço todos os dias a Palavra Amiga, do Bispo Macedo, e o programa Tarde Musical, com a Vivi Cajeu”, comenta.

Ela se recorda que a rádio foi muito importante no início de sua conversão. “Acompanhava as reuniões do Bispo Macedo e as mensagens. Lembro-me que me trancava no banheiro por horas e buscava a Deus ouvindo as reuniões do Bispo e esses momentos de intimidade com Deus marcaram meu início na fé.”

Novidades para os ouvintes

Segundo o Bispo Gilmar, os ouvintes já devem ter percebido que a rádio está com novidades. “A programação agora conta com novos sucessos da música evangélica, com espaço para os cantores, por meio das 10 mais pedidas, no programa Tarde Musical. O jornal Brasil Notícias também tem novo formato, mais dinâmico, com muito mais informações do Brasil e do mundo e novas editorias.”

Conteúdo que edifica

Além das lindas canções, selecionadas entre as melhores nacionais e internacionais, a Rede Aleluia tem uma grade com programas que trazem fé, esperança, amor e força. Tudo é pensado para auxiliar na edificação dos ouvintes. O programa Palavra Amiga, apresentado pelo Bispo Macedo, sem dúvida, é o carro-chefe. O Fala que eu te Escuto, na versão radiofônica, traz diariamente uma mensagem de fé e esperança para que todos comecem bem o dia.

Outros programas de grande destaque são A Escola do Amor Responde, que transmite a mensagem do que é o amor inteligente aos ouvintes, e o Momento do Presidiário, que auxilia os que estão nos presídios e seus familiares.

Assim, todos os dias, durante 24 horas, a Rede Aleluia trabalha para levar uma palavra de fé a quem se encontra em um momento difícil da vida ou que deseja se manter na presença de Deus e em obediência a Ele. “É um meio de alimentar as pessoas da fé cristã com a palavra de vida e para resgatar as pessoas que sofrem e estão sem esperança”, comenta o Bispo.

Ele deixa ainda uma mensagem aos leitores da Folha Universal: “valorize a Rede Aleluia ouvindo-a. Convide amigos e parentes a sintonizá-la também e creiam que ao ouvirem as mensagens e as programações será como se Deus estivesse falando ao coração de vocês”, finaliza o Bispo.

Como ouvir?

Você pode acompanhar a programação ou conhecer a frequência da rádio na sua cidade pela internet acessando o site. É possível também baixar o aplicativo da rádio em seu celular. Para fazer o download, basta pesquisar por Rede Aleluia na Google Play (Android) ou na App Store (iOS).

imagem do author
Colaborador

Por Ana Carolina Cury/ Fotos: Demetrio Koch