Jovens alicerçados em Deus

Livro O Perfil do Jovem de Deus traz valiosos ensinamentos

Imagem de capa - Jovens alicerçados em Deus

A juventude é uma fase importante na vida de qualquer pessoa, um período marcado por decisões relevantes e capazes de determinar o futuro. É também nessa época que as responsabilidades e as cobranças aumentam.

No entanto, por causa da instabilidade, uma característica muito comum dos jovens, muitos entram em conflitos internos e vivem indecisos quanto à profissão, às amizades e aos relacionamentos amorosos. Entre os conflitos estão os complexos, as inseguranças, a busca por aceitação e a autoafirmação, problemas que podem levar os jovens a escolhas erradas e a decisões que, na fase adulta, podem lhes trazer arrependimentos.

No livro O Perfil do Jovem de Deus, o Bispo Renato Cardoso explica como o jovem pode acertar em suas escolhas e suportar as pressões dessa etapa da vida. O autor comenta ainda a quem o jovem deve dar ouvidos e como é possível ser jovem sem deixar de ser cristão, entre outras questões inerentes à adolescência e à juventude.

Sonhos fracassados

O Bispo afirma que muitos jovens fracassam em seus sonhos e objetivos porque dão ouvidos a variadas opiniões. “Todo jovem, em seu íntimo, tem o sonho de ser feliz e bem-sucedido na vida, ter casa, família, bom emprego e dinheiro, mas quase sempre este sonho é frustrado pelas vozes que, por todos os lados, presumem saber o que é melhor para ele, como as que dizem ‘você tem que aproveitar bem a sua juventude’, ‘nada de casar logo, você tem é que namorar bastante para ganhar experiência’ ou ‘esse negócio de igreja é para velho'”, comenta.

Na obra, ele traça os pilares para uma juventude vitoriosa em todos os aspectos. Sempre pautado em princípios e valores cristãos, o Bispo aborda temas que vão ao encontro do cotidiano dos jovens. O leitor pode conferir temas como relacionamento familiar, a influência de amigos quanto à moda e às drogas, encontro com Deus, o que deve ser evitado, paixão versus amor, comportamento, amizades, namoro do jovem cristão, sexo, casamento, entre outros.

O autor deixa um recado aos que se encontram confusos quanto ao futuro: Deus tem um propósito para a vida daqueles que se dispõem a servi-Lo de todo o coração. E também enfatiza um importante versículo bíblico:

Alegra-te, jovem, na tua mocidade, e recreie-se o teu coração nos dias da tua mocidade, e anda pelos caminhos do teu coração, e pela vista dos teus olhos; sabe, porém, que por todas estas coisas te trará Deus a juízo Eclesiastes 11.9

imagem do author
Colaborador

Por Kelly Lopes/ Foto: Fotolia e Reprodução