Reverência a Deus no Templo de Salomão

Condutas de respeito e disciplina fazem do Santuário um lugar de grandes experiências com Deus

Imagem de capa - Reverência a Deus no Templo de Salomão

Templo de Salomão, em São Paulo, é uma obra marcada por sua grandiosidade e já foi visitado por milhares de pessoas do mundo inteiro. A ideia de sua construção no Brasil surgiu durante uma viagem missionária do Bispo Edir Macedo a Israel.

O objetivo do líder da Universal foi o mesmo que o rei Salomão teve no passado, ao se empenhar na construção do primeiro Templo em Jerusalém: promover um ambiente propício para a comunhão entre o povo e Deus. Por ser um lugar aberto a todos os povos, o Templo é a oportunidade para que as pessoas, independentemente de credo religioso, se aproximem ainda mais de Deus.

Algumas regras de conduta são estabelecidas como condição aos que visitam o Templo de Salomão. Elas servem para garantir a segurança e o conforto dos frequentadores, além de serem consideradas um resgate da santidade, obediência e disciplina e contribuírem para uma consciência pessoal de reverência a Deus, afirma o Bispo Douglas da Silva (foto abaixo), prefeito do Templo de Salomão e responsável pela manutenção e conservação do local. “Reverência é quando a pessoa nutre dentro de si um profundo respeito, consideração e temor a Deus e à sua obra.”

Ele enfatiza que se instituições públicas e privadas costumam adotar regras para manter a disciplina e o bom funcionamento, como é o caso de aeroportos, fóruns, bancos e hospitais, no Templo de Salomão, um lugar de reverência e culto a Deus, a disciplina deve ser ainda maior. “Aqui é um lugar Santo, separado exclusivamente para a oração. É a Casa de Deus, que é digno de todo o respeito, acima de todos”, comenta.

Para ouvir a voz de Deus

O Bispo explica ainda que quem visita o Santuário deve se concentrar em ouvir a Voz de Deus. E, para isso, o silêncio é uma das formas de entender melhor as mensagens que são transmitidas desde o início das reuniões. “O silêncio cria um ambiente propício para ouvir a Deus, porém não me refiro apenas à ausência da fala, mas, sobretudo, ao silêncio mental, que é quando a pessoa rejeita todos os ruídos de pensamentos negativos para se concentrar apenas em ouvir a Voz de Deus. ”

Ele recorda a passagem bíblica em que o povo de Israel, no passado, era reverente a Deus, na época de inauguração do Templo. O povo frequentava o local e oferecia holocaustos e sacrifícios a Deus.

E todos os filhos de Israel vendo descer o fogo, e a glória do Senhor sobre a casa, encurvaram-se com o rosto em terra sobre o pavimento, e adoraram e louvaram ao Senhor, dizendo: Porque ele é bom, porque a sua benignidade dura para sempre. 2 Crônicas 7.3

A diferença

A auxiliar de enfermagem Deyse Medeiros Anacleto Silva, de 26 anos (foto abaixo), frequenta o Templo há três anos. Ela diz que já na primeira vez que esteve presente notou uma diferença. “O silêncio foi para mim um impacto. Sem aquela ‘falação’ comum a outros lugares, pude me concentrar de fato no que era transmitido e grande foi a paz que me invadiu. Aprendi que quando se trata das coisas de Deus precisamos estar focados para aprendermos e sermos melhores ”, diz.

Deyse conta que comumente chegava atrasada a seus compromissos, mas, depois de aprender a importância da reverência a Deus e analisar as normas de conduta do local, decidiu mudar alguns hábitos e posturas. Com essas mudanças, notou benefícios em sua vida espiritual e pessoal. “Como reverência a Deus chego minutos antes do começo dos cultos e não mais atrasada. Percebi também que posso reverenciar a Deus nas mínimas coisas, não apenas no Templo, mas com o meu comportamento, minha pontualidade e vestimenta. Hoje me sinto mais forte em minha fé, mais próxima de Deus”, finaliza.

O acesso ao local

As entradas do Templo podem ser acessadas de carro, por meio do estacionamento, ou a pé, pela Esplanada. Caso prefira, o visitante pode deixar seus pertences em guarda-volumes disponíveis no local. Antes de entrar no Santuário, é feita uma triagem por profissionais treinados, que usam detectores de metal.

Celulares, vestimenta e horários

Não é permitida a entrada de celulares e aparelhos eletrônicos, assim como pessoas usando blusas e vestidos decotados e sem alças, minissaias, chinelos, camisetas modelo regata, de times e de partidos políticos e short.

É recomendado que o visitante chegue ao Santuário alguns minutos antes do início das reuniões. Em caso de atraso, é possível acompanhá-las por meio de um aparelho de TV instalado no átrio, local que antecede as portas de entrada do Santuário.

Aulas para os pequenos

A Escola Bíblica Infantojuvenil (EBI) recebe as crianças de até 10 anos enquanto os pais acompanham os cultos no Santuário. Durante as aulas, elas aprendem sobre Deus e a fé, com ensinamentos passados em linguagem adequada à sua idade. O Templo de Salomão está localizado na Avenida Celso Garcia, 605, Brás, zona leste de São Paulo.

O Templo

Veja as novas instruções para participação nas reuniões do
Templo de Salomão
clicando aqui. Para obter outras informações, você também
pode entrar em contato com a Central de Informações do Templo de Salomão: (11)
3573-3535 ou
info@otemplodesalomao.com.

imagem do author
Colaborador

Por Kelly Lopes/Fotos: Demetrio Koch