7 passos para resolver problemas com bancos

Conheça o passo a passo e livre-se dos transtornos

Imagem de capa - 7 passos para resolver problemas com bancos

Empresas de telefonia e bancos são os maiores causadores de transtornos para os clientes, de acordo com o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon). Recentemente o Universal.org divulgou, passo a passo, como resolver problemas com as operadoras de telefonia. Clique aqui para ler as orientações.

Agora conheça o passo a passo para resolver problemas com o seu banco.

1- Procure seu gerente

O primeiro passo a ser tomado na resolução de um problema em sua conta é conversar com o gerente do banco. Ligue para a agência ou fale com ele pessoalmente e explique a situação. Caso a conversa não resolva o problema, parta para o passo 2.

2- Ligue para a central de atendimento

Todos os bancos possuem linhas telefônicas de atendimento. A maioria também oferece atendimento via chat online ou e-mail. Tente resolver os problemas utilizando esses canais. Anote todos os protocolos e os deixe guardados.

3- Fale com o SAC

O Serviço de Atendimento ao Cliente é um canal de reclamações e resolução de problemas. Se o primeiro atendimento não foi bem-sucedido, entre em contato com o SAC, informe o número de protocolo do atendimento anterior e aguarde a resolução.

O SAC tem cinco dias úteis para responder sua solicitação. Guarde os protocolos.

4- Reclame à Ouvidoria

Os bancos são obrigados a manter linhas de Ouvidoria gratuitas e disponíveis durante 24 horas por dia, sete dias por semana. Se a conversa com o SAC não gerar os frutos desejados, procure a Ouvidoria.

Atenção: alguns bancos somente permitem contato com a Ouvidoria caso o atendimento no SAC tenha sido encerrado. Portanto, procure aquele canal primeiro e guarde os protocolos.

5- Lembre-se do Banco Central

O Banco Central (Bacen ou BC) é o órgão responsável por regular e fiscalizar os bancos. Assim, estão dispostos a intermediar conflitos. Com o número de protocolo é possível abrir uma solicitação no site do Bacen: www.bcb.gov.br. Também é possível entrar em contato pelo telefone 0800-9792345 ou por carta, no endereço BC – SBS Quadra 3 Bloco B – Ed. Sede – Caixa Postal: 08670 – CEP 70074-900 – Brasília – DF.

O Bacen não resolverá o problema, mas a denúncia faz com que os bancos se mobilizem. Isso porque quanto mais denúncias são registradas no Bacen e não-resolvidas, maiores as multas que os bancos pagarão.

Além disso, as denúncias servem para elaborar rankings de qualidade de atendimento que são divulgados frequentemente. Nenhum banco quer ter a imagem de mais problemático.

6- Vá ao Procon

O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) existe para fazer mediações entre o cliente e a empresa sem a necessidade de abrir um processo judicial. Caso o banco se recuse a resolver o problema, você pode solicitar essa mediação.

Atualmente não é necessário abrir o processo pessoalmente, sendo possível fazer isso via internet no site do Procon de sua cidade.

7- A Justiça resolverá

Caso todas essas etapas sejam infrutíferas será necessária a intervenção judicial. Todos os consumidores têm direitos que devem ser respeitados. Se uma empresa não faz isso, precisa responder judicialmente por seus atos.

imagem do author
Colaborador

Por Andre Batista / Imagem: Thinkstock